Combate à Pandemia da Doença COVID-19

Designação do projeto | Combate à pandemia da doença COVID-19.
Código do projeto | FSUE-02-9999-FSUE-000102
Objetivo principal | Compensar custos decorrentes da emergência de saúde pública da doença COVID-19
Região de intervenção | Centro
Entidade beneficiária | Município de Estarreja
Data de aprovação | 10.11.2021
Data de início | 14.03.2020
Data de conclusão | 30.09.2020
Custo total elegível | 208 255,37 €
Apoio financeiro da União Europeia | FSUE (100%) - 208 255,37 €
Apoio financeiro público nacional | - €
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | O Município de Estarreja respondeu à pandemia de Covid-19 com um conjunto de medidas que pretenderam salvaguardar que, nesta situação extraordinária e tendo em conta as contingências definidas pelo governo, famílias, instituições e empresas do concelho continuavam a ter acesso a bens e serviços essenciais à sua sobrevivência.

A presente candidatura pretende demonstrar detalhadamente todas as iniciativas e despesas em que o Município de Estarreja incorreu para fazer face a esta pandemia, por forma a tentar auxiliar a população residente no concelho a ultrapassar esta fase tão difícil na história da humanidade.

O Município de Estarreja respondeu à pandemia de Covid-19 com um conjunto de medidas que pretenderam salvaguardar que, nesta situação extraordinária e tendo em conta as contingências definidas pelo governo, famílias e empresas do concelho continuavam a ter acesso a bens e serviços essenciais à sua sobrevivência.

A população de Estarreja viveu momentos de muita aflição, especialmente na fase inicial desta propagação, pois foram detetados diversos surtos entre a população mais idosa, essencialmente em lares do concelho. Além disso, numa altura em que os casos se multiplicavam um pouco por toda a zona norte de Portugal, houve inclusive uma cerca sanitária no concelho vizinho de Ovar, que durou mais de um mês, que levou a que o Município de Estarreja tivesse que implementar diversas ações para tentar retardar a propagação para o seu concelho, bem como preparar a população para esta nova realidade com que todos nos deparámos.

A resposta desta Autarquia Local, iniciada ainda durante o Estado de Emergia Nacional, teve como especial preocupação promover medidas excecionais para o combate a uma crise grave de saúde pública que atravessamos devido ao surto epidemiológico provocado pelo novo coronavírus (COVID-19).

A saúde, segurança e o bem-estar da população são para o Município de Estarreja fatores fundamentais e estratégicos no desenvolvimento do Concelho, aposta que tem vindo a ser consolidada nos últimos anos.

Face à realidade com que os munícipes se têm deparado, decorrente das medidas (passadas, presente e futuras) de combate à pandemia COVID-19, importa garantir que todos os Estarrejenses, independentemente da sua situação económica e/ou social, têm a mesma possibilidade de proteção e acesso a equipamentos de rastreio e proteção face a esta nova doença.

Abrangendo as várias áreas da sua competência e não só, a Câmara Municipal de Estarreja tem trabalhado para implementar medidas, por um lado de prevenção e de combate a esta pandemia no seu território, por outro de apoio aos estarrejenses com especial atenção à população mais fragilizada.

Para além da intervenção nas várias áreas da sua competência, como a Proteção Civil ou a Ação Social, as preocupações focam-se na área da Saúde, sempre com acompanhamento e monitorização diária da Câmara Municipal junto das entidades de saúde locais e regionais, e tentando dar resposta às necessidades mais urgentes de proteção dos profissionais de saúde, e consequentemente de todos os utentes.

A Câmara Municipal manteve-se sempre em estreita articulação com as instituições de saúde locais, incluindo o Centro Hospitalar, no sentido de tentar prover às suas necessidades imediatas.