Requalificação do Edifício de Educação Pré-Escolar - EBI de Pardilhó


Designação do projeto | Requalificação do Edifício de Educação Pré-Escolar - EBI de Pardilhó

Código do projeto | CENTRO-03-5673-FEDER-000363

Objetivo principal | Desenvolvimento das infraestruturas educativas e formativas

Região de intervenção | Centro

Entidade beneficiária | Município de Estarreja

Data de aprovação | 05.12.2023

Data de início | 28.06.2022

Data de conclusão | 03.07.2023

Custo total elegível | 164.476,35 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER (85%) – 139.804,90 €

Apoio financeiro público nacional | 24.671,45 €

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | A promoção desta operação de reabilitação consiste globalmente num conjunto de intervenções que visam dotar o conjunto de melhores condições funcionais e construtivas. O edifício existente encontra-se a funcionar desde 2005, estando muito degradado, sendo o objetivo da intervenção a melhoria das condições físicas do edifício para cumprimento dos requisitos térmicos, higieno-sanitários e qualidade do ar interior, para um universo atual de 60 crianças.

Esta iniciativa do Município de Estarreja permite a criação de melhores condições para a prática de um ensino de qualidade, garantido que o espaço onde estas crianças passam grande parte do seu dia, tenha as condições ideais para um ensino de sucesso. Só desta forma, se atingirá com sucesso a almejada modernização do parque escolar, pois tal objetivo implica a alteração dos métodos tradicionais de ensino e de aprendizagem, para a qual é crítica a existência de espaços, ferramentas e de materiais pedagógicos e de conteúdos adequados.

Por outro lado, a reabilitação e modernização do parque escolar, dotando os estabelecimentos de educação e ensino com excelentes condições de trabalho, permitirá que todos os alunos tenham iguais oportunidades de acesso e sucesso escolar e educativo e as aprendizagens que aí se desenvolvam sejam de qualidade, alcançando os melhores resultados e respondendo às exigências da sociedade.

O projeto proposto incide essencialmente numa intervenção que permita manter a presença do ensino pré-escolar neste contexto e melhorar as condições de ensino do local. O espaço a intervir incide em três salas de atividades com uma sala polivalente, duas instalações sanitárias para crianças, uma instalação sanitária acessível, um arrumo exterior, um arrumo interior, um vestiário, um hall e uma sala de educadores / atendimento.

O programa da intervenção consiste na reabilitação e requalificação da envolvente opaca do edifício, interior e exterior, nomeadamente impermeabilização de empenas, coberturas, vedações e drenagens perimetrais. Ao nível interior prevê-se a substituição do revestimento do pavimento, substituição de armários de bancadas nas salas de atividades e adaptação das instalações sanitárias, iluminação, bem como pinturas gerais e tratamento de caixilharias interiores e exteriores e respetivas proteções.

Com a implementação desta operação consegue-se dar um enorme contributo para a inovação do ensino ao nível do pré-escolar, especialmente no que se refere à possibilidade de desenvolver o trabalho de sala de aula com melhor qualidade e tornando o local de ensino um local aprazível e para o qual os alunos queiram voltar diariamente.