Estarreja adere à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos

segunda, 15 de setembro 2003

Por ocasião do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, a Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA) com a colaboração da Associação Portuguesa de Deficientes e de outras Entidades, sob tutela do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, lançou a Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos e a Bandeira Azul da Mobilidade, tendo convidado os municípios portugueses a aderir a esta iniciativa. O objectivo principal desta iniciativa é adequar as cidades e vilas a todos os cidadãos sem que haja discriminações, para que sejam respeitados os valores fundamentais da solidariedade, da liberdade e da equiparação de oportunidades. Aos municípios aderentes será entregue um “Plano de Intervenção”, que consiste no levantamento das situações que debilitam a “Mobilidade para Todos”; propostas de medidas correctoras e possibilidades de apoios financeiros para implementação dessas medidas. Os Municípios que se candidatem até 30 de Setembro serão considerados “ Municípios Fundadores” e aquando da assinatura do Contrato de adesão será atribuída a “ Bandeira Azul da Mobilidade”. No sentido do exposto a Câmara municipal de Estarreja deliberou que o Município adira à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, pretendendo-se desta forma dar continuidade à preocupação, na implementação de acções, por ex. abolição de barreiras arquitectónicas, que visem a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.