CP PONDERA MANUTENÇÃO DE APEADEIROS

quarta, 15 de outubro 2003

A CP está a apreciar a manutenção dos Apeadeiros de Salreu e Canelas. A empresa chegou a ponderar o encerramento das duas estruturas mas “na sequência de múltiplos contactos havidos, concluiu-se que o Conselho de Administração da CP vai apreciar a manutenção dos dois Apeadeiros, cuja desejada aprovação será posteriormente comunicada á REFER para inclusão em obra, cessando a actual suspensão.”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, numa carta enviada ao Secretário de Estado dos Transportes, Francisco Seabra Ferreira. A missiva continua dizendo que “ficará, assim, finalmente afastada a proposta da REFER de um só Apeadeiro intermédio”. Apesar de ainda não estar consolidada, a pretensão do município de Estarreja ganha um novo alento perante a abertura da CP. A intenção da CP/REFER em, no âmbito do processo de modernização da Linha do Norte, encerrar os Apeadeiros das duas freguesias, substituindo-os por um único Apeadeiro numa localização intermédia provocou, desde logo, a contestação das populações. Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja congratula-se com a apresentação na Assembleia da República de um requerimento sobre o futuro dos Apeadeiros de Salreu e Canelas. A iniciativa parlamentar partiu dos deputados do Partido Social Democrata, eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro. O requerimento apresentado no início deste mês na Assembleia da República questiona o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação. “No âmbito das obras de modernização da linha do norte, algo impede, em termos económicos, técnicos ou logísticos, a manutenção dos Apeadeiros de Salreu e de Canelas na mesma localização onde se encontram actualmente ou, alternativamente, a sua reconstrução numa localização não muito distante das actuais?”. O documento refere que “é vontade das populações locais, de acordo com os representantes dos órgãos autárquicos democraticamente eleitos, que a actual situação se mantenha – a existência de 2 pequenos Apeadeiros, mais próximos dos seus locais de residência, em contraponto a um grande Apeadeiro mais distante, sito em local isolado, logo de acesso mais difícil e demorado. Parece-nos lógico, justo e sensato. Julgamos ainda ser indiferente do ponto de vista orçamental, para a entidade gestora da infraestrutura ferroviária”. Os deputados consideram que “nesse sentido, parece-nos fundamental a manutenção dos 2 Apeadeiros, salvaguardando-se os interesses económicos do operador, no que diz respeito à exploração deste troço da linha, por exemplo, com comboios de paragens alternadas num e noutro Apeadeiro.” O grupo parlamentar do PSD sublinha que, de acordo com dados fornecidos pela CP, “os dois Apeadeiros foram utilizados, no primeiro quadrimestre deste ano por 17 670 passageiros em Salreu e por 8 870 em Canelas, (uma actualização simples permite-nos atingir os valores de respectivamente, 53 010 e 26 610 passageiros, reconhecendo a CP um acréscimo destes números ao longo dos últimos meses, pelo que os valores anuais poderão ser ligeiramente maiores aos agora apresentados), sendo o único meio de transporte para bastantes cidadãos destas freguesias”.