ESTARREJA ENVIA MATERIAL ESCOLAR PARA TIMOR

sexta, 05 de dezembro 2003

A Câmara Municipal de Estarreja enviou esta semana para Timor – Leste material escolar recolhido durante a Campanha de Solidariedade a favor das Escolas de Timor – Leste promovida pela ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses. Estarreja enviou para Timor 320 quilos de material escolar (cadernos, lápis e canetas). Os donativos foram oferecidos por escolas e empresas do concelho. A Câmara suportou as despesas de envio do material escolar, por correio, para Timor avaliadas em 1500 €. Este é o contributo de Estarreja para “minorar as carências das crianças e professores primários das escolas timorenses e, simultânea e complementarmente, incentivar e dinamizar o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa”, objectivos estabelecidos pela ANMP no lançamento da campanha tendo em conta o início do Ano Escolar em Timor no passado dia 1 de Outubro. A autarquia estarrejense procurou sensibilizar empresas e escolas para esta causa. No arranque da Campanha nas escolas, o presidente do município, José Eduardo Matos, alertou os alunos para a realidade timorense. “Como sabes, existe um país distante, do outro lado do mundo, chamado Timor – Leste. Nesse país, que nasceu há muito pouco tempo (ainda é um país bebé), depois de muito sofrimento, as dificuldades das meninas e dos meninos da tua idade são imensas. Muitos pais dos meninos das Escolas de Timor não têm possibilidade de comprar livros, cadernos, lápis e borrachas para os seus filhos. Por isso queremos desafiar a tua turma a arranjar uma prenda para que a Câmara a possa enviar para Timor a tempo do Natal”. O material escolar foi enviado no início desta semana para a Delegação da ANMP em Dili. Os donativos serão entregues ao Ministério da Educação de Timor – Leste que, em função das necessidades de cobertura do território, os fará chegar às diversas escolas de todos os distritos.