PRIMEIRO PARQUE DE LAZER DO CONCELHO ESTÁ ABERTO AO PÚBLICO

terça, 19 de julho 2005

A população de Avanca já começou a usufruir do novo Parque Municipal do Mato, o primeiro parque urbano de lazer do Concelho, localizado no centro da Vila. Decididas a experimentar as barras de equilíbrio, Ana e Mariana, com 12 e 9 anos, têm agora um espaço de eleição. “É divertido para nós”. “Para virmos cá com os nossos amigos”, dizem. A inauguração teve lugar no Dia de Santa Marinha, Padroeira de Avanca. O desenvolvimento do Concelho quer-se não apenas com construção em altura. Dai o simbolismo deste dia para o Município e para Avanca. “O nosso objectivo é criar locais onde as pessoas possam aproveitar os tempos livres. Temos que ter outros patamares de qualidade de vida”, disse o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. “Avanca precisava de uma estrutura destas e tem agora um espaço para desfrutar”. A reconstrução da Escola do 1º Ciclo do Mato em curso, a ampliação e beneficiação do Pavilhão Comendador Adelino Dias Costa, o novo Polidesportivo e a beneficiação da Piscina Municipal fazem deste um “amplo complexo de lazer, escolar e desportivo” cuja a intervenção global está avaliada em 800 mil euros. “Os Avancanenses são os primeiros beneficiados” desta obra, referiu o Presidente da Junta de Freguesia, José Artur Pinho. “A velha aspiração de Avanca em ter um parque lúdico” está concretizada. “O sonho transformou-se em realidade”, enalteceu o Autarca agradecendo a “colaboração da Câmara”. Daqui para a frente, Artur Pinho “gostaria de ver mais inaugurações em Avanca”. Respondendo ao repto do Presidente da Junta, José Eduardo de Matos referiu que está em curso a 2ª fase de construção de infraestruturas de saneamento que “estará concluída no final do Verão”. “Para além do núcleo central, também o resto da Freguesia será ligada ao saneamento”, adiantou. Deu conta ainda da empreitada de ligação das Freguesias de Avanca e Pardilhó ao Sistema da SIMRIA. Encerrada a sessão de inauguração, os Avancanenses ficaram a conhecer o seu novo parque. “Está bom. Deviam ter feito isto há mais tempo”, comentou a Munícipe Maria José Pereira. “As crianças precisavam de um espaço destes”. Contudo, o Parque Municipal do Mato é destinado a todas as idades e Maria José vai aproveitá-lo para fazer as suas caminhadas de final do dia. Outro Munícipe que vive em Avanca, António Santos, acredita que “a população vai aderir” ao novo parque. “As condições são óptimas, está formidável”, comenta. “É uma estrutura à qual não estávamos habituados e que vai atrair mais pessoas à nossa Vila”, disse. O parque lúdico está apetrechado com um parque infantil, piso sintético verde, circuito de manutenção, polidesportivo, iluminação pública, mobiliário urbano e parque de estacionamento automóvel, isolado da área de circulação pedonal. Será ainda dotado de um skateparque e de um quiosque/bar.