ANDEBOL: CARLOS RESENDE ESTEVE EM ESTARREJA

segunda, 14 de novembro 2005

O atleta internacional português Carlos Resende foi o convidado especial de uma acção de formação realizada no sábado em Estarreja, destinada aos árbitros de Andebol da Associação de Aveiro. De acordo com um comunicado da Escola de Formação de Árbitros da Associação de Andebol de Aveiro, além de uma carreira recheada de títulos nacionais, de internacionalizações e de prémios individuais, Carlos Resende conjuga os treinos bi-diários no seu clube (F. C.Porto) com a frequência de um curso universitário (Gestão de Desporto no Inst. Sup. da Maia) pelo que é uma referência e um modelo para todos os jovens/desportistas. Além do atleta internacional esteve presente o Vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, o responsável do Departamento de Arbitragem, Carlos Malpique, e os responsáveis pela escola de formação de árbitros Hilário Matos e João Teles. Qualidades e dificuldades da tarefa do árbitro, os relacionamentos necessários e adequados entre os agentes da modalidade, os normativos para a melhoria da qualidade quer da arbitragem quer do andebol, foram temas apresentados e debatidos pelos mais de 30 participantes maioritariamente jovens árbitros, mas onde houve tempo ainda para debater assuntos mais gerais, como a formação de dirigentes e o profissionalismo no desporto.