Estarreja tem o melhor Espaço Internet Municipal da região

terça, 13 de março 2007

O Espaço Internet (EI) Municipal de Estarreja foi distinguido com o Prémio Melhor Espaço Internet Municipal da Região da AMRia – 2º Semestre de 2006. O troféu foi entregue no decorrer do Fórum Aveiro Digital 2003-2006 em Aveiro.

A atribuição do galardão visa distinguir o Espaço Internet Municipal com melhores serviços úteis aos cidadãos do seu Município. Ao mesmo tempo, pretende-se divulgar e valorizar as dinâmicas de cada Espaço Internet. É uma oportunidade para o EI vencedor mostrar e partilhar as iniciativas e práticas lançadas, ajudando e estimulando outros Espaços Internet a replicarem os bons exemplos.

“Assumir-se como um espaço privilegiado para o uso da internet e para a promoção do acesso a todos os munícipes do concelho à sociedade da informação, possibilitando a familiarização com o uso das tecnologias da comunicação e informação” é a missão do EI.

Com 3310 utilizadores registados, o EI de Estarreja contabilizou, no período de 1 de Agosto a 31 de Dezembro de 2006, 12206 utilizações de carácter pessoal/profissional accionadas por 598 utilizadores.

Os números de utilizadores e utilizações, de utilizações de carácter pessoal/profissional, de utilizadores nas faixas etárias dos 25 aos 65 anos e mais de 65 anos e de utilizadores femininos são considerados na atribuição do prémio.

O universo dos 598 utilizadores, e de acordo com os critérios de idade pedidos, encontra-se dividido, por faixas etárias, da seguinte forma: 208 têm entre 25 e 65 anos e 4 utilizadores têm mais de 65 anos. 279 são do sexo feminino, o que representa 47% do total de utilizadores. 53% são do sexo masculino.

Outro critério avaliado é o número de Diplomas em Competências Básicas em TIC. Desde Fevereiro de 2005, o EI emitiu um total de 273 diplomas. Só no 2º semestre de 2006 foram concedidos 128 diplomas que certificam as Competências Básicas em TIC.

A certificação em TIC para as colectividades, no âmbito de um protocolo da Câmara Municipal de Estarreja com as colectividades e associações da região (104 no total), contribuiu para a promoção da importância da certificação.

Na atribuição deste prémio ao EI pesou também a qualidade e dimensão da cooperação com outros agentes locais. O EI estabeleceu parcerias com algumas entidades, de forma a abranger segmentos específicos da população e melhorar o serviço de utilidade pública prestado. Futuramente, pretende alargar cada vez mais o leque de actividades a desenvolver e o número de entidades a contactar, para assim promover o real acesso do maior número de munícipes à Sociedade da Informação.

No critério “qualidade e dimensão da adesão às iniciativas horizontais do Programa Aveiro Digital”, merece destaque o projecto Espaço Internet Sénior, iniciado em Abril de 2006, dirigido à população com mais de 55 anos, com o objectivo de dar formação a este segmento da população no uso do computador pessoal, navegar na Internet e uso do correio electrónico.

Para além dos já referidos, são ainda considerados os seguintes critérios de atribuição: qualidade da organização e funcionamento do Espaço Internet; qualidade dos Serviços de Monitoria; qualidade da Exibição pública dos indicadores mensais de utilização; qualidade e Dimensão da adesão às iniciativas horizontais do Programa Aveiro Digital; qualidade da divulgação e marketing do Programa, Projectos e Iniciativas Aveiro Digital e dos serviços públicos na Internet.

O prémio é constituído por 2 computadores, um hot-spot e uma Marca Distintiva. A distinção é atribuída semestralmente. O Júri de avaliação é a Comissão Executiva Aveiro Digital.

Foto: O Vereador da Educação, Cultura e Novas Tecnologias da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, e o Monitor do EI, Sérgio Gomes, recebem das mãos do presidente da AMRIA, Ribau Esteves, o Prémio Melhor EI.