Joana Peixoto do Cine-Clube de Avanca no Júri da Juventude do Festival de Cannes

quinta, 10 de maio 2007

Joana Peixoto, do Cine-Clube de Avanca, acaba de ser escolhida para integrar o Júri do Prémio Juventude do Festival de Cannes, a decorrer entre os dias 16 e 27 próximos naquela cidade francesa.

Criado em 1982 pelo Ministério Francês da Juventude no quadro do Festival de Cannes, o Prémio da Juventude procura com a participação dos jovens neste importante festival, que eles exerçam o seu olhar crítico e que se possa conhecer os seus gostos e as suas escolhas.

Constituído por sete jovens cinéfilos europeus, com idades entre os 18 e os 25 anos, este júri irá atribuir um Prémio a um dos filmes das duas selecções oficiais do festival (a Competição oficial e "Un Certain Regard"), e o Prémio "Regards Jeunes" a um filme das secções paralelas "Quinzaine dês Réalisateurs" e "La Semaine Internationale de la Critique".

Joana Peixoto fez parte da equipa de animadores da primeira longa-metragem da animação portuguesa, produzida pelo Cine-Clube de Avanca, foi assistente de realização da longa-metragem "Grandes esperanças" de Miguel Marques (que foi recentemente alvo de uma ante-estreia na Cinemateca Nacional), tendo ainda realizado os documentários "Nós" e com Filipe Ribeiro "Ballet Contemporâneo do Norte – Peep Show".

Cine-Clube de Avanca estará ainda presente no Festival de Cannes com a curta-metragem de animação "Esperânsia" de Cláudio Jordão no "Short Film Corner" e a longa-metragem "Grandes Esperanças" será exibida no dia 17 na Sala Grey 3 nos "Screenings" do Mercado de Cannes.  

A participação de Joana Peixoto no Festival de Cannes tem o apoio do IPJ de Aveiro e da Secretaria de Estado da Juventude.
 
www.prixdelajeunesse.com


Cine-Clube de Avanca
3860-078 Avanca
Tel - 234.884174
Fax - 234.880658
movies@avanca.com