Andebol: Câmara assina Protocolos

segunda, 10 de setembro 2007

A Câmara Municipal de Estarreja assina protocolos de colaboração com duas entidades, a Associação de Andebol de Aveiro e a Associação Artística de Avanca. A celebração dos acordos teve lugar no dia 8, no Cine-Teatro, durante a cerimónia de abertura da Acção de Formação e Orientações Técnicas 2007/08, da Federação Portuguesa de Andebol, com a presença de mais de meio milhar de técnicos.

Delegação em Estarreja da Associação de Andebol de Aveiro

A Associação de Andebol de Aveiro (AAA) vai abrir uma Delegação em Estarreja. Estarreja assume-se como um Concelho de Andebol e como tal, a Câmara Municipal decidiu ceder um espaço à associação. Na sala nascerá a Delegação da AAA para o norte do Distrito de Aveiro e funcionará a Escola Regional de Formação de Árbitros. O protocolo será assinado por José Eduardo de Matos e pelo presidente da AAA, João Lemos.

Ao usufruir de um novo espaço, localizado no centro da Cidade, em edifício municipal, a AAA terá condições para actividades de formação de quadros de arbitragem a nível regional e para uma melhor operacionalidade no tocante às actividades administrativas e desportivas.

O andebol tem sido uma aposta inegável da autarquia. A modalidade existe no Concelho desde os anos 70, existem cinco clubes federados no concelho e este é o concelho com o maior número de clubes na AAA.

A dinamização do andebol é visível ao longo dos últimos anos em que se realizaram diversas iniciativas de âmbito regional e nacional que elevam a modalidade e o Concelho.

Disso são exemplo a assinatura do protocolo com a AAA, actualmente em vigor, para a contribuição de despesas de arbitragem até ao escalão de juvenis; a realização de diversos encontros no concelho, nomeadamente a Final Four da Taça de Portugal, o jogo de preparação para o Campeonato do Mundo de Andebol “Portugal – Brasil”, a Final do Campeonato Nacional da 3ªDivisão e a Final da Taça de Portugal em Andebol Feminino; e a realização de jornadas técnicas, seminários e encontros nacionais e regionais.

Com mais esta parceria, a AAA compromete-se a cooperar com a Câmara na organização e realização de eventos desportivos de carácter concelhio, que envolvam o andebol, nomeadamente na disponibilização gratuita de Árbitros e Prelectores, e a atribuir a designação de Câmara Municipal de Estarreja a uma Prova Regional regular.

Projecto de desenvolvimento desportivo da Artística

O protocolo de desenvolvimento desportivo a celebrar entre a Câmara Municipal e a Artística de Avanca visa o alargamento da dinamização do andebol junto dos jovens do concelho e tornar a Artística uma boa escola de formação.

Este projecto de elevado interesse para o desenvolvimento da modalidade no concelho será formalizado pelo presidente do Município, José Eduardo de Matos, e pelo presidente da direcção do clube, José António Costa.

O clube, que detém uma enorme dinâmica em termos de formação desportiva, mantém a equipa principal no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Seniores Masculinos – o escalão maior da Federação Portuguesa de Andebol – e inscreveu outra equipa de seniores no Campeonato Inter-Regional da 3ª Divisão Nacional, constituída por mais de 70% de atletas formados na colectividade. A filosofia desta equipa B é manter os jovens saídos do escalão júnior ligados à colectividade, possibilitando que continuem a praticar a modalidade em competição.

No escalão minis, bambis e infantis, o objectivo é captar até 60 crianças. Além de ter uma equipa sénior que disputa ao mais alto nível os campeonato da Federação, a Artística quer ter todas as equipas de formação a disputar os campeonatos nacionais em todos os escalões. O clube garante treinadores devidamente qualificados e experimentados em todos os escalões, tendo contratado para o técnico Nikolay Gueorguiev para coordenar toda a formação e organização desportivas, para além de dirigir a equipa principal.

O projecto prevê ainda a realização de acções de formação, de eventos desportivos, de acções captação de atletas junto das escolas e a interacção com a Escola Municipal de Desporto.

O subsídio a conceder pela Câmara, no valor de 5790 euros, vigora pelo prazo de 10 meses (época desportiva – Setembro a Junho), havendo no final uma avaliação à implementação deste projecto desportivo.

A Câmara Municipal incentiva estes projectos especiais por modalidade, havendo exemplos de outras colectividades que já alcançaram resultados bastante positivos. Na canoagem, os atletas da Saavedra Guedes têm-se destacado a nível nacional e internacional; na orientação, o atleta do ORI-Estarreja, Diogo Miguel, sagrou-se campeão europeu na categoria de M18, tendo sido esta a primeira medalha de um atleta português num evento deste género; no andebol, a equipa de minis do EAC – Estarreja Andebol Clube conseguiu, em Julho, o primeiro lugar no Encontro Nacional de Minis que teve lugar em Lamego.

Foto: Carlos Pereira

Notícia sobre Acção de Formação