Árvore de Natal traz brilho ao centro da cidade

quarta, 21 de novembro 2007

A Câmara Municipal de Estarreja e a SEMA – Associação Empresarial celebraram um protocolo de colaboração tendo em vista a dinamização e animação do centro da Cidade de Estarreja na época de Natal. A principal novidade passa pela colocação de uma Árvore de Natal, com cerca de 20 metros de altura, a instalar na Praça Francisco Barbosa, de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro de 2008.

A Associação Empresarial compromete-se a assegurar, durante 5 anos, a aquisição, montagem e desmontagem da referida árvore, suportando os respectivos encargos. Para o efeito a Câmara Municipal atribuirá à SEMA um subsídio de 36.300,00 € (trinta e seis mil e trezentos euros).

De acordo com a informação do vice-presidente, Abílio Silveira, apresentada em reunião de Câmara, “na estratégia global de dar um sentido mais urbano e agradável à nossa Cidade e Concelho, permitindo uma maior atenção ao Comércio local, para além de outras parcerias com a SEMA, entendemos agora avançar para uma inovadora forma de colaboração. Trata-se de protocolar o fornecimento de uma estrutura apelativa e marcante para o centro da cidade com enormes vantagens a todos os níveis, nomeadamente económicas e logísticas”. A concretização do protocolo ficará condicionada à respectiva dotação orçamental e ainda à disponibilidade financeira do Município.

A Câmara Municipal de Estarreja assume a decoração natalícia do centro urbano. As iluminações de Natal serão objecto de articulação com a SEMA, com o objectivo de tornar o centro da Cidade mais atractivo durante a época natalícia e de forma a também se avivar o comércio tradicional, e face à sensibilidade do tecido empresarial envolvente, nomeadamente quanto à área de intervenção, localização e distribuição.

Também nos núcleos centrais de todas as Freguesias, a Câmara concederá a comparticipação financeira para a iluminação de Natal, a instalar sob responsabilidade das respectivas Juntas.