Biblioteca Escolar EGASTECA já atrai os alunos

segunda, 10 de dezembro 2007

A Escola E.B. 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca inaugurou a sua Biblioteca Escolar. A EGASTECA resultou da conjugação de esforços da Escola, Câmara Municipal, Fundação Calouste Gulbenkian, PACOPAR e DREC – Direcção Regional de Educação do Centro.

No ano em que a Escola de Avanca comemora 20 anos, passa a dispor de um novo espaço, “já muito visitado pelos alunos e que está a ter grande adesão”, conforme fez notar a presidente do Conselho Executivo do estabelecimento de ensino, Elsa Moinheiro. Desenvolver nos alunos o gosto e o hábito da leitura e proporcionar um espaço aberto onde poderão encontrar apoio no desenvolvimento dos seus trabalhos e projectos são objectivos deste novo espaço. A responsável acredita que a “biblioteca vai trazer uma nova dinâmica à escola”.

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, não tem dúvidas que a EGASTECA trará “grandes benefícios para a comunidade” e lembrou que “esta é a concretização de um sonho de anos na candidatura da escola à Rede de Bibliotecas Escolares”.

A autarquia vai continuar a desenvolver a consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Estarreja, constituindo um «catálogo colectivo», articulando o catálogo da Biblioteca Municipal e os das várias instituições de ensino. No início do ano será estabelecido o protocolo para a adesão ao Plano Nacional de Leitura. João Alegria deixou o desafio de se abrir o espaço à comunidade de Avanca, partilhando os recursos já existentes, como o Centro de Documentação da Casa Museu Egas Moniz e o futuro espaço na sede do Cine Clube de Avanca.

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares teve a função de apoiar a instalação da Biblioteca. O representante, José Saro, elogiou “o espaço fantástico e acolhedor. Passámos da Biblioteca mais carente à melhor Biblioteca do concelho”, enalteceu. Agora surge o “desafio para renovar as práticas pedagógicas com inserção do espaço e trazer os alunos à Biblioteca em contexto de aula”, salientou o responsável que não deixou de referir que existem casos de bibliotecas abertas à comunidade num horário extra-escolar.

A sessão encerrou com um espectáculo de poesia e música pelos alunos e professores da escola.