Espantalhos feitos por crianças em exposição

segunda, 17 de março 2008

Reavivar a memória dos espantalhos é o desafio da 4ª edição da Exposição de Espantalhos. A iniciativa parte da Câmara Municipal de Estarreja, através do Sector de Educação Ambiental. Vêem-se ao ar livre diferentes modelos dessas figuras disformes, ricas de simbologias, que foram criadas por dezenas de crianças de escolas do 1º ciclo e CERCIESTA. A mostra assinala também o Dia Mundial da Floresta.

Desafiar miúdos e graúdos também a viajarem por um mundo de cor, de sedução e rejeição, de fantasia e espanto é ainda propósito da mostra, onde não faltaram os trapos, paus e ramos de árvores na confecção destas representações de homens "maus" e ao mesmo tempo fascinantes.

Há quem ainda continue a dar largas à criatividade e a fazer espantalhos, a afugentar os pássaros e a seduzir as crianças. E enquanto esses artistas resistem, há espantalhos. Cada vez menos nos campos e quintais, mas, de vez em quando, na cidade. Pelo menos uma vez por ano em Estarreja.

Neste sentido, os trabalhos realizados estarão expostos em locais públicos durante o mês de Março, contribuindo esta iniciativa para o embelezamento da cidade.

Escolas aderentes e locais de exposição:

- Bandeira e CERCIESTA | Praça Francisco Barbosa

- Canelas | Rotunda de Salreu