Segurança e Saúde no Trabalho

Câmara Municipal promove palestras nas escolas

segunda, 28 de abril 2008

Hoje, 28 de Abril, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho. O Sector de Educação para a Protecção Civil da Câmara Municipal de Estarreja promove, durante este mês, no âmbito do Clube de Protecção Civil, palestras sobre Higiene e Segurança no Trabalho.

Objectivo: Sensibilizar a população escolar para o conceito de Higiene e Segurança no Trabalho, sua importância e aplicabilidade no dia a dia.

População alvo: Alunos do 2º e 3º ciclo - Agrupamento de Escolas de Avanca, Agrupamento de Escolas de Pardilhó, Agrupamento de Escolas de Estarreja e Escola Secundária de Estarreja.

Temas abordados:
Conceito de Higiene e Segurança no Trabalho
Factores de risco
Medidas de Prevenção
Ergonomia (posturas no computador, forma ergonómica das ferramentas de trabalho, movimentação manual de cargas)
Equipamento de protecção individual (experimentaram equipamento levado para a aula: auriculares, óculos, capacete, colete)

Na última semana, na Escola Secundária de Estarreja foi abordado o tema Plano de Emergência e Evacuação de uma Escola em situação de Emergência. Nesta abordagem foi possível também ver um filme gentilmente cedido pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa e transpor esse exemplo para a própria ESE. Ficou a vontade de, a curto prazo, fazer um simulacro testando o Plano de Emergência da Escola.

Na próxima quarta feiram, dia 30, realiza-se a última palestra na Escola Padre Donaciano, às 17 horas, com a turma 7º B.