Educação Ambiental: Lixoteca percorre as escolas

terça, 20 de maio 2008

A LIXOTECA® está no Município de Estarreja com coloridas e animadas aventuras pelos Mundos do Lixo e da Cidadania. Até 27 de Maio, os alunos dos 3º e 4º anos das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico participam neste projecto de Educação Ambiental que, no âmbito do contrato-programa estabelecido pela Câmara Municipal com o GRUPO SUMA, iniciou esta segunda-feira uma visita às escolas.

Suportada numa viatura de grandes dimensões decorada e transformada em Unidade Móvel de Sensibilização, este projecto possibilita o embarque na “Maravilhosa Viagem à Lixolândia” sensibilizando e educando para a preservação do Meio Ambiente, e incentivando as crianças a uma postura de participação cívica. O seu interior repleto de suportes multimédia e actividades de exploração sensorial, que têm como objectivo captar atenções e provocar o envolvimento dos destinatários, permite a apreensão de conceitos e rotinas quotidianas do bom cidadão ecológico através da experimentação.

A abordagem a temáticas como a Triagem na origem, a Política dos 5 R’s, a Recolha de Resíduos volumosos (Monstros) e o Acondicionamento e Deposição de pequenos lixos e a ligação que se estabelece com os conteúdos curriculares associados às competências de Cidadania, proporciona momentos de verdadeira “realidade virtual” aos seus visitantes.

Transmitindo a ideia base do projecto, ser um “bom produtor” de lixo é apenas uma das vertentes de aprendizagem das competências individuais que se pretende veicular através de uma acção pedagógica que remete para a exploração das práticas de Cidadania Activa e da auto e hetero-fiscalização, quer no plano Ambiental, quer nos planos da Prevenção Rodoviária e de aquisição de regras de comportamento social.

O projecto LIXOTECA® foi desenvolvido pelo Grupo SUMA e conta já com 6 anos de actividade e itinerância por todo o território nacional, tendo visitado mais de 50 Municípios e proporcionado viagens a 200 mil passageiros.

O arranque inaugural em Estarreja aconteceu ontem de manhã na Escola do 1º Ciclo do Mato, em Avanca. Durante a tarde, a Lixoteca esteve em Pardilhó, junto à EBI (foto).

Calendário – próximas acções
DiaHoraEscola