Crianças e idosos brincam juntos

sexta, 14 de novembro 2008

Todos juntos, todos meninos. Crianças, entre os três e os cinco anos, e idosos, alguns com perto de noventa, deram as mãos nos Encontros Inter-Gerações promovidos pela Escola Municipal de Desporto de Estarreja (EMDE) durante este mês.

Num total de 2 centenas de participantes, crianças de Jardins-de-Infância e utentes de instituições de Terceira Idade passaram uma manhã especial com actividades lúdicas, desportivas e pedagógicas. Estes encontros aconteceram nos dias 6 e 13, no Pavilhão Municipal de Estarreja.

Com esta iniciativa a EMDE pretende chamar a atenção e sensibilizar para a importância do relacionamento entre as diferentes gerações, com ganhos visíveis para ambos os lados. A EMDE espera que as instituições e escolas promovam o contacto destas faixas etárias.

O testemunho de Carminda Ramos Martins, 82 anos, utente do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, certifica de que vale a pena. “Achei muito bem e gosto imenso de lidar com crianças”. Foi uma manhã divertida em que praticou actividades diferentes como jogar à bola ou pontaria às garrafas. O seu rosto exprimia alegria. É terapêutico “ouvir as crianças a falar, a rir e a brincar com a gente”. Viveu por isso alguns momentos de evasão. “O tempo em que estou com as crianças a rir, não estou a chorar. As crianças ajudam-me a esquecer”, disse referindo-se a uma filha que está internada. A Santa Casa é uma das instituições que já promove o intercâmbio entre as suas valências.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

Jardins-de-infância: Mato; Bandeira; Laceiras; Canelas; Senhora do Monte.

Lares/ Centros de Dia: Centro Paroquial de Avanca; Centro Paroquial de Pardilhó; Lar da Vida Nova de Pardilhó; Centro Paroquial São Tomé de Canelas; Associação Humanitária de Salreu; Santa Casa da Misericórdia.