Árvores de Natal Ecológicas: Crianças ensinam a reutilizar

segunda, 15 de dezembro 2008

As Árvores de Natal Ecológicas encontram-se em exposição nas rotundas da cidade de Estarreja. Sensibilizar a comunidade em geral para importância da reutilização de materiais é o objectivo da iniciativa lançada pela Câmara Municipal que já vai na sua 5ª edição.

A mostra é composta por um conjunto de 10 árvores. Aderiram ao projecto as Escolas do Agro, Bandeira, Congosta, Canelas, Paço, Laceiras, Mato, Pinheiro, Sr.ª do Monte e Pardilhó. A Associação da Quinta do Resende, instituição particular de solidariedade social dedicada à Terceira Idade, também participa na iniciativa.

As crianças substituíram os tradicionais enfeites, reutilizando materiais, aparentemente sem valor, numa nova cultura de cidadania com prioridade ao desenvolvimento sustentável, onde o lixo não é lixo, tem valor, forma e cor.

Na rotunda da entrada sul da cidade, de acesso ao Hospital, onde se concentram quatro árvores ecológicas, o trabalho elaborado pelas crianças da Escola do Mato, Avanca, vai também ao encontro de uma causa local, a Campanha de Tampinhas, lançada pela Câmara Municipal, tendo em vista a aquisição de cadeiras de rodas para apoio à recuperação de vítimas de AVC.

Para enfeitar esta árvore solidária, os alunos utilizaram tampas de plástico, recolhidas pela escola durante a campanha, e que após a exposição serão reencaminhadas para o projecto.

Escolas aderentes e locais de exposição:

Agro – Rotunda da Pia dos burros

Bandeira e Congosta – Rotunda do hospital