Capela de Santo Amaro com novo Adro

sexta, 16 de janeiro 2009

No dia da secular Feira de Ano, Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Beduído inauguraram as obras do Adro da Capela de Santo Amaro. Uma sessão inserida no programa comemorativo do 4º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade.

Com a beneficiação da área circundante, levada a cabo pela Junta e comparticipada pela Câmara, o local de culto, construído no século XVIII, readquire a dignidade merecida. “Santo Amaro é um local histórico muito importante na formação do nosso município”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. “Há dezenas de anos que se falava em obras de recuperação que nunca se fizeram”, lembrou, e os sinais de degradação eram preocupantemente visíveis. A intervenção contribui para manter viva uma peça fundamental do património local.

Precisamente um ano depois da inauguração do Largo de Santo Amaro, onde antigamente se realizava a feira do gado, a população local tem novos motivos para festejar. “É uma alegria termos o adro restaurado e pronto para se aguentar mais uns 50 anos”, referiu o presidente da Junta de Beduído, José António Marques. Outros passos se seguirão, nomeadamente a recuperação de toda a área envolvente à Capela, que deverá avançar num prazo de dois meses. A obra hoje inaugurada rondou os 20 mil €. A próxima fase deverá custar 30 mil €.

80 comerciantes na Feira D’Ano

A tradição repetiu-se ainda que mais timidamente por força da chuva e do tempo frio. A secular Feira de Ano animou o lugar de Santo Amaro, como é tradicional acontecer todos os anos a 15 de Janeiro. Este ano, cerca de 80 feirantes marcaram presença no certame. A Feira D’Ano era famosa nos tempos do comércio de gado, época em que multidões se descolavam a Santo Amaro.