“ESTARREJA – CIDADE MUNICÍPIO” Livro é um verdadeiro cartão de visita

segunda, 02 de fevereiro 2009

“Estarreja – Cidade Município” é o título do livro lançado pela Câmara Municipal, durante as comemorações do IV Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade. A sessão decorreu nos Paços do Concelho, no último sábado, acompanhada pelo virtuosismo musical do A Par d’ilhós Ensemble.

A sinopse da obra faz a sua própria apresentação: “Abrangendo uma parte da Ria de Aveiro e localizado muito próximo do Oceano Atlântico, o concelho de Estarreja concilia trilhos ou percursos pedestres, parques, património natural, arquitectónico, cultural e gastronómico, com indústria e tecnologia. Com uma actividade cultural intensa, o concelho do Prémio Nobel da Medicina, Egas Moniz, é hoje um dos mais desenvolvidos do centro de Portugal”.

O retrato a Estarreja é desenvolvido ao longo de 99 páginas que, para além das palavras, vive muito da imagem. Sete autores escrevem sobre as sete freguesias do município: Álvaro Garrido (Beduído), Edgard Panão (Fermelã), Joaquim Lagoeiro (Veiros), José Bento (Pardilhó), Manuel Matos (Avanca), Miguel Valente (Canelas) e Sérgio Paulo Silva (Salreu).

O salreense Sérgio Paulo Silva aborda o "seu reino maravilhoso" e as "belezas naturais da minha freguesia", em especial as marinhas do arroz. Na abordagem destes temas está implícita uma finalidade principal: “interessa-me mostrar aos conterrâneos como as coisas eram para que as camadas mais jovens possam entender em plenitude o esforço dos seus avós, dos seus pais, dos mais antigos”, afirmou o escritor no final da sessão.

Outro contributo, o de Edgard Panão, foca os “aspectos culturais e a origem de Fermelã, assim como aspectos a melhorar para o futuro”. O autor considera que o livro está recheado de “contributos muito valiosos”. A edição está “bonita, bem ilustrada, bem concebida” e “motiva o interesse por conhecer Estarreja”.

Projectar Estarreja é um objectivo assumido pelo presidente da Câmara Municipal. José Eduardo de Matos considera que este é um “bom cartaz turístico, retrata a nossa riqueza e diversidade e qualidade do nosso património humano, cultural e natural”. Valoriza a conseguida resenha histórica e o contributo dos sete autores “completamente diferentes uns dos outros, com diferentes formas de pensar e de ser. Cada um tem a sua visão e perspectiva, cada um traz a sua memória ou o seu desafio”. Citando uns dos autores com a frase “Este será o pequeno mistério da cultura na sua função de erguer o homem da terra…”, focou a educação e a cultura como factores estruturantes para o desenvolvimento de Estarreja.

Com prefácio de José Eduardo de Matos e coordenação de Delfim Bismarck Ferreira e Rosa Maria Rodrigues, o livro apresenta uma resenha histórica sobre a formação do concelho, da autoria de Delfim Bismarck Ferreira. Abílio Silveira, João Alegria, e Rosa Maria Rodrigues compõem o rol de autores. O design é de Bruno Azevedo. O livro mostra mais de 100 fotografias de cerca de vinte autores. A edição contou com o apoio da empresa local “Rebelo Artes Gráficas”.