PISTA DE ATLETISMO ELÓI ALMEIDA

segunda, 02 de fevereiro 2009

A Câmara Municipal inaugurou a Pista de Atletismo Elói Almeida, localizada no Parque do Antuã. Em dia de Grande Prémio de Atletismo de Estarreja, a sessão reuniu antigos atletas, família, dirigentes, autarcas e amigos do treinador estarrejense que tem dedicado a vida à modalidade. A estrutura “é muito importante para Estarreja, fazia muita falta”, reagiu Elói Almeida.

Homenageando todos os que em Estarreja se dedicam à modalidade, como fonte inspiradora de futuros atletas e da prática generalizada de desporto, a Câmara Municipal decidiu distinguir o treinador que iniciou a carreira em 1970 no CDE – Clube Desportivo de Estarreja e formou vários campeões nacionais, como Glória Marques, Cristina Morujão e Bárbara Nunes.

O técnico esteve 20 anos à espera de uma estrutura deste tipo. “Este espaço fazia muita falta a Estarreja. Um campeão em Estarreja vale muito mais do que no Porto, Lisboa, Coimbra ou noutro sítio qualquer do país onde existam infraestruturas que aqui não existiam”, lembrando as condições difíceis de treino onde o improviso era uma constante. “Os colchões de salto em altura eram feitos com pneus de carro”, lembra. Era precisa imaginação para fazer um campeão em Estarreja.

Para grande satisfação de Elói Almeida “daqui em diante os atletas vão ter a possibilidade que não tiveram os anteriores. Esta é uma grande alegria para mim que lutei muito tempo por um espaço destes e ele sempre apareceu”. A pista ontem inaugurada permite o treino de todas as disciplinas técnicas do atletismo, com excepção dos lançamentos longos.

Para Elói Almeida este é um “prémio para o atletismo em geral. O meu nome figura na pista mas outros nomes poderiam figurar”, afirmou modestamente. “Fico muito grato e sensibilizado”.

Cristina Morujão, que deteve até ao ano passado o recorde nacional de triplo salto, considera que “não havia outro nome mais adequado. É a pessoa certa. Foi das que mais se dedicou ao atletismo em Estarreja de forma gratuita. Quase que pagava para treinar. É um merecido reconhecimento”. A antiga atleta espera que a nova pista contribua para o desenvolvimento da modalidade em Estarreja. “Havia bons atletas que foram abandonando muito cedo porque não havia condições”.

Atendendo a essa necessidade, a Câmara Municipal avançou para a criação da pista de atletismo, numa zona central, “bem localizada, com uma envolvente magnífica, com um conjunto de equipamentos em redor que valorizam a pista”, afirmou Abílio Silveira, vice-presidente da autarquia. A partir de agora, e segundo regulamento própria, a Pista “está ao dispor dos atletas e dos amantes da modalidade”. O investimento municipal foi de cerca de 120 mil euros.

Este tipo de estruturas, e o seu enquadramento, “corresponde a anseios e preocupações nossas desde há muitos anos”, afirmou Fernando Mota, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo que marcou presença na sessão. “Há muitos anos, há mais de 20, que eu luto para que haja pistas simplificadas com estas características”, considerando o equipamento desportivo “exemplar”.

A designação Elói Almeida é um reconhecimento à “figura de referência como pedagogo que, não sendo profissional da área, sempre pôs o ser humano em primeiro lugar”. Sublinhou a “atitude profissional e exemplar que serve de referência e de modelo a todos os que se queiram dedicar à prática do atletismo”.

Centenas de atletas no Grande Prémio de Atletismo

O centro da cidade foi, ontem de manhã, o palco do 24º Grande Prémio de Atletismo de Estarreja, com organização do CRE – Centro Recreativo de Estarreja e o apoio oficial da Câmara Municipal. A competição nos escalões infantis, iniciados, benjamins, juvenis, juniores, seniores e veteranos foi, mais uma vez, a com a presença da campeã mundial, Aurora Cunha. O evento contou com um total de 8 centenas de atletas inscritos.

Entre as 11 provas realizadas, destacam-se a Maratona dos 10 km e a Caminhada de 5 km. Destinada a todas as idades, esta marcha é mais uma forma de abrir as portas do evento aos praticantes de exercício físico tendo aderido duas centenas de pessoas.

Na prova dos 10 km, os vencedores seniores estrearam-se este ano na prova estarrejense. O vencedor masculino foi Jorge Pinto, do Juventude Unidos de Fornos, Santa Maria da Feira. O atleta elogiou o “excelente lote de atletas, de grande qualidade. O percurso é muito bom e rápido. A organização está de parabéns”. Em femininos, Ana Dias, da Casa do Benfica de Faro, chegou em primeiro lugar. “Foi difícil mas correu bem. Gostei bastante da organização. É para repetir”, afirmou.