Câmara Municipal aprova alterações ao Átrio dos Paços do Concelho.

quarta, 20 de novembro 2002

Considerando que o átrio dos Paços do Concelho, é por excelência uma praça pública, um ponto de encontro e de passagem dos munícipes o executivo solicitou a elaboração de propostas que contemplassem a alteração do formato existente, de forma a torná-lo mais funcional e acolhedor a quem se dirige à autarquia. Assim, para além de organizar este espaço com “objectos” que respondam a um programa de necessidades funcionais, impulsionar uma nova relação da sociedade local com o poder institucional. O projecto de estudo apresentado pelos arquitectos Ricardo Matos e Luís Loureiro, e que agora se divulga, mereceu a aprovação do Executivo Estarrejense. Na verdade apresenta-se como uma proposta que contemplou aspectos como: a Interpretação das regras formais e espaciais; a Escala Humana; a Hierarquização da Informação; a Identidade Local; Respeito pelo espaço pré-existente; Valorização da geometria do espaço; Fluxos de Circulação e Ponto de encontro/ estar. Segue-se a sua concretização e o efectivo melhoramento das condições de acolhimento, na continuação da aposta na melhoria efectiva de aproximação com os munícipes e público em geral preconizados pelo actual executivo.