Casa Museu Egas Moniz reabre: Pólo do Museu da Saúde é novo desafio

terça, 14 de julho 2009

A Casa Museu Egas Moniz reabriu hoje ao público, no 41º aniversário da sua inauguração, depois de obras de conservação do edifício levadas a cabo pela Câmara Municipal de Estarreja, num investimento de 200 mil €. A sessão de reabertura contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge. A estrutura municipal tem pela frente novos desafios.

O projecto global para este espaço inclui “a reabilitação da Casa, a recuperação do Moinho, a limpeza do Lago, já visível, a ampliação, já em fase de projecto, a aquisição de terrenos, já iniciada, para novas acessibilidades e, antes do próximo ano lectivo, o primeiro Pólo da Biblioteca Municipal a ser criado”, adiantou o Presidente da Câmara Municipal, que quer que Viva Egas Moniz, com Colectividades, Escolas, Universidades, com Laboratórios, Empresas, além dos Cidadãos.

José Eduardo de Matos vai mais longe e quer o Ministério da Saúde envolvido na projecção nacional do nome do Nobel da Medicina, nomeadamente através da instalação do primeiro Pólo do futuro Museu Nacional da Saúde. Esta obra de dignificação da única Casa Museu de Prémio Nobel em Portugal, referência maior do Município e incontornável na Região e em Portugal, é por isso um primeiro passo.

A titular da pasta da saúde, que nasceu no ano em que o Prémio Nobel foi atribuído a Egas Moniz, que também foi Médico da mãe da Ministra, considera que o projecto para a Casa-Museu Egas Moniz é “ambicioso e ainda bem que o é. Quando temos um projecto e uma ideia bem definida podemos ir construindo a par e passo”. Ana Jorge garantiu que no “Ministério da Saúde há vontade” estando prevista a organização de um Museu da Saúde, com núcleos centrais e pólos “que teriam que ter a colaboração das autarquias”, como será o caso da principal unidade museológica de Estarreja.

Para a Ministra é relevante “manter na memória algo que foi muito importante em Portugal e no Mundo”, como foi o contributo de Egas Moniz na “nossa história da Medicina, Ciência e Investigação”, para além de ter desempenhado papeis importantes na Primeira República e ter sido alguém que “defendeu Portugal e o pôs na rota da Europa e do Mundo”, afirmou Ana Jorge na Sessão de Reabertura, após uma visita è renovada Casa-Museu. Concluiu que de Avanca leva “o reconhecimento do que é a Casa-Museu e do que poderá ser a sua articulação com o Ministério da Saúde e esperando que possamos concretizar o Museu da Saúde, contando com a Casa-Museu como mais um espaço dedicado a uma área da Medicina em que Portugal foi pioneiro”.

Em 14 de Julho de 1968, a Casa Museu Egas Moniz tornava-se uma realidade. Tornada Museu por vontade do investigador científico, para a salvar da ruína, mandou-a reconstruir em 1915, segundo um projecto do Arquitecto Ernesto Korrodi, sob direcção do Padre António Maria de Pinho tendo sido encarregue da decoração Álvaro Miranda da Granja. Ampliou-a, enriqueceu-a, dando-lhe a feição que hoje apresenta e uma semelhança com as antigas casas solarengas do século XVIII.

» Descubra mais sobre a Casa Museu de Avanca e sobre Egas Moniz no sítio http://museuegasmoniz.cm-estarreja.pt/

» Programa das comemorações da Reabertura da Casa-Museu http://www.cm-estarreja.pt/main/evento.php?id=687