Terminou a Edição " Juntos pela floresta, Todos Contra o Fogo no concelho de Estarreja – 2009”

segunda, 03 de agosto 2009

A sessão de encerramento do projecto de voluntariado decorreu na sexta-feira, dia 31 de Julho, no Auditório da Biblioteca Municipal, com a presença dos jovens voluntários e das entidades envolvidas.

Na sessão de entrega dos Diplomas aos jovens participantes o presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, agradeceu a sua atitude, sublinhando o seu maior conhecimento, e exemplo para outros, da importância do património natural de Estarreja até aqui tão pouco valorizado.

Para José Eduardo de Matos, os Jovens juntaram esse agradável ao útil, ao prevenirem e dissuadirem  os fogos florestais.

Um total de 15 jovens, devidamente equipados com bicicletas, cartografia, binóculos, luvas, sacos de lixo e telemóveis, estes jovens assumiram um papel importantíssimo em acções de vigilância, alertas, sensibilização, recolha de lixo e silvicultura preventiva.

As áreas de actuação estenderam-se ao espaço natural envolvente à zona do BioRia e ao espaço florestal envolvente à zona Industrial, tendo as acções desenvolvidas centrado-se em:

·         Vigilância móvel nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação. Contacto dos Bombeiros em caso de incêndio e contacto da GNR em caso de infracção ou suspeita;

·         Recolha de lixo em áreas florestais;

·         Actividades de Silvicultura preventiva e controlo de espécies invasoras. Os jovens da primeira quinzena contribuíram, na zona industrial, para a limpeza de ervas na plantação recentemente feita por crianças das creches e alunos da Cerciesta no dia 21 de Março no ecoparque;

·         Sensibilização das populações (distribuição de folhetos e concepção de novos folhetos).

·         Colaboração na Inventariação e monitorização de áreas ardidas e zonas críticas.

O projecto permitiu desenvolver o sentido de trabalho em equipa, crescer como pessoas e cidadãos, sendo úteis e unidos por uma causa nobre: "A DEFESA DA FLORESTA DO NOSSO CONCELHO!".

Tal como no ano anterior, esta experiência revela-se positiva, pelos resultados conseguidos na defesa dos recursos florestais e pela lição dada por estes jovens na protecção do património natural.

A articulação deste programa de voluntariado com o POM – um instrumento de trabalho e de apoio na prevenção, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós incêndio florestal, articulando os meios de todos os intervenientes no período crítico (Câmara Municipal, Bombeiros, GNR) – demonstra a importância do voluntariado ao nível da prevenção e sensibilização.

A área florestal do concelho de Estarreja representa 26,7% do território concelhio com cerca de 2900 hectares. Avanca e Beduído são as freguesias com uma maior área florestal, contudo é em Canelas que a floresta ocupa uma maior percentagem da área total da freguesia (42%). Nos últimos anos, é no sul do concelho (Salreu, Canelas e Fermelã) que se regista uma maior área florestal ardida.

Avisos à população

Previna incêndios florestais

Proteja a floresta!

Proteja pessoas e bens!

1 - Protecção de habitações e edificações

- Evite acumulações de material combustível junto às edificações (lenhas, botijas de gás, sobrantes agrícolas, etc.).

- É obrigatória a limpeza de uma faixa não inferior a 50 metros à volta de habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outras edificações.

- É obrigatória a limpeza de uma faixa não inferior a 100 metros à volta de aglomerados populacionais, parques e polígonos industriais e aterros sanitários, previamente definidos pelas Câmaras Municipais.

O não cumprimento destas regras é punido por Lei

Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de Junho

2 - Nos espaços florestais e rurais não é permitido

- Fumar nem fazer lume de qualquer tipo

- Lançar foguetes ou balões de mecha acesa

Estas acções só são permitidas fora do período critico com índice de risco de incêndio menor que muito elevado.

3 – Queimas de sobrantes

- Não é permitida a queima de sobrantes agrícolas ou florestais, durante o período crítico.

- Evite trabalhos de desmatação motomanuais que possam causar incêndios.

As multas vão até 60 000 euros.

4 – Circulação em áreas florestais

- Não é possível fazer piqueniques em áreas florestais não sinalizadas para o efeito.

- Não é permitido circular nem permanecer em áreas florestais com sinalização de acesso condicionado.

Para consultar o risco de incêndio contacte a Câmara Municipal ou os Serviços Florestais.

Enquadramento legal – Decreto – Lei 124/2006 de 28 de Junho.

Número de emergência de incêndios florestais: 117

Para saber o índice de risco de incêndio diário consulte

www.meteo.pt/pt/previsao/riscoincendio/risc_class_conc.jsp

www.dgrf.min-agricultura.pt

www.meteo.pt

www.min-amb.pt

www.portal.florestal.pt

www.proteccaocivil.pt/Pages/default.aspx

Nesta página sugerimos que visite o menu Informação Pública e aceda a Recursos Informativos e Pedagógicos.

DL 28:039 Proibição de plantação de espécies de rápido crescimento

DL n.º 139-89 – Mobilizações de Solo