Biografia de Egas Moniz será lançada no próximo ano

Livro “Confidências de um Investigador Científico” foi reeditado

quinta, 01 de outubro 2009

O neurocirurgião João Lobo Antunes está a trabalhar na biografia de Egas Moniz, a lançar no próximo ano durante as comemorações do Centenário da República Portuguesa. A novidade surgiu durante a sessão de apresentação da reedição do livro “Confidências de um Investigador Científico", de Egas Moniz, na Casa Museu Egas Moniz, com a presença de João Lobo Antunes. O médico assina o prefácio desta publicação promovida pela Câmara Municipal de Estarreja.

“A eminência portuguesa da neurocirurgia que faz 400 operações por ano”, como o qualificou  o Presidente da Câmara Municipal citando um artigo da Revista Pública, proferiu uma palestra subordinada ao tema “Egas Moniz… Hoje”. O pai de João Lobo Antunes colaborou de perto com Egas Moniz, personalidade que influenciou o neurocirurgião português.

Para João Lobo Antunes “é de saudar, com especial vénia de gratidão, a iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja de lançar nova edição desta autobiografia científica, que é um documento singular na Medicina e na Ciência portuguesas”.

O neurocirurgião centrou a sua apresentação na faceta humana de Egas Moniz e apresentou uma sinopse biográfica do cientista sublinhando a necessidade de contextualizar as suas invenções, como a Angiografia, à luz do seu tempo e desmistificando tudo o que se tem dito acerca da lobotomia. “Para mim, em puros termos de metodologia experimental, a invenção da angiografia é perfeita e a sua história merece ser contada pelo que o contem de exemplaridade como modelo de investigação científica”.

Para o neurocirurgião, Egas Moniz era um Homem com carisma. No final um público interessado teve a oportunidade de debater alguns dos aspectos abordados.

Este foi mais uma iniciativa inserida no 60º Aniversário da Atribuição do Prémio Nobel da Medicina a Egas Moniz, que legou “uma obra marcante e transversal”, conforme salientou José Eduardo de Matos. A autarquia assume a importância deste legado e tem a finalidade de promover o “conhecimento da sua obra através das reedições sucessivas”, como já aconteceu com “A Nossa Casa” e “A Vida Sexual”, prefaciada por Júlio Machado Vaz.

Para o autarca, apesar de toda a sua notoriedade, a principal referência do concelho de Estarreja caiu num certo esquecimento por parte de Portugal. “Temos conseguido subir algumas escadas e certamente posicionar este nosso conterrâneo ilustre no patamar que merecia”. Deu como exemplo a futura criação de um Pólo do Museu da Saúde na Casa-Museu Egas Moniz, promovido pelo Ministério da Saúde.

Esta edição da obra “Confidências de um Investigador Científico" está disponível para venda na Biblioteca Municipal de Estarreja, Casa-Museu Egas Moniz e Casa da Cultura, pelo valor de 25 euros.