Concertos de Natal.

terça, 03 de dezembro 2002

Inserida na Programação dos “Concertos de Natal” a Câmara Municipal de Estarreja convida todos os que queiram assistir ao concerto do Grupo Officium intitulada “ uma Missa de Natal na Europa Central Renascentista” que terá lugar no próximo dia 14 de Dezembro pelas 21.00H na igreja Paroquial de Veiros. OFFICIUM Fundado em Outubro de 2000 pelo seu orientador Pedro Teixeira, o grupo vocal Officium é um projecto que pretende dar primazia à interpretação de obras polifónicas de compositores portugueses dos sécs. XVI/XVII, dado o vastíssimo património existente - muito dele ainda por descobrir - ao nível da produção musical da época. Apresentando-se como um dos raros grupos a nível nacional que se dedicam à música portuguesa desta época, Officium pretende levar a sua exigência de rigor a níveis bastante elevados, para que a Polifonia portuguesa redescubra a sua enorme qualidade. Officium teve a sua estreia a 1 de Abril de 2001 com a apresentação integral a público, pela primeira vez em Portugal e em tempos modernos, do Requiem a 6 vozes de Frei Manuel Cardoso, cujos 350 anos sobre a morte foi uma das razões que impulsionaram o surgimento deste novo agrupamento. Desde essa altura já apresentou mais estreias nacionais, nomeadamente a Missa ab Initio et ante Saecula creata sum de Frei Manuel Cardoso. Das diversas actuações destacam-se dois concertos em Salamanca, a convite do grupo especializado em música antiga La Stigia, um concerto no Convento dos Capuchos a convite da C. M. de Almada e a participação no concurso Tonen 2002, Holanda, na vertente de música sacra, onde foi galardoado com dois terceiros prémios, nas categorias Música Sacra e Música Secular, em Monster, Holanda, no concurso internacional Tonen 2002 (www.tonen2002.nl), em 24 coros concorrentes. A sua formação actual conta com 12 elementos, na sua maioria profissionais da música. Todos os cantores que integram o Officium desempenham papeis de solistas o que permite enriquecer a sua contribuição para uma “música de câmara vocal” que beneficia dessa dupla perspectiva. ELEMENTOS DO OFFICIUM Superius I Raquel Alão Sara Ramalhinho Superius II Isabel Jacobetty Rosa Caldeira Altus Catarina Saraiva Raquel Marques Rita Crespo Tenor Bernardo Cabral João Moreira Bassus João Branquinho João Tiago Santos Tiago Matias Direcção Pedro Teixeira PEDRO TEIXEIRA Nasceu em Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música em 1981, completando os cursos de Formação Musical, e Análise e Técnicas de Composição com o professor Eurico Carrapatoso. Ingressa na faculdade de Direito de Lisboa em 1990, mas acaba por optar definitivamente pela música em 1995. Interessara-se entretanto pela prática e direcção de música coral, nomeadamente no Coro da Universidade de Lisboa onde se iniciou na direcção, primeiro como ensaiador de naipe e, posteriormente, como assistente do maestro José Robert. Trabalhou com António Lourenço no I e II Cursos de Direcção Coral na cidade de Setúbal (Coral Luísa Todi) e com José Robert no XVII e XVIII Cursos Intensivos de Direcção Coral em Torres Novas. Trabalhou com o maestro José Robert durante os quatro anos o Curso de Direcção Coral na Academia de Amadores de Música. Estudou canto na Escola de Música do Conservatório Nacional. Frequenta a licenciatura em Direcção Coral da Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalha com o Maestro Vasco Pearce de Azevedo. Lecciona Coro na Escola Profissional de Música de Évora. Foi preparador vocal do Coro de Câmara Ars Nova, dirigido por Francisco d’Orey e é assistente de direcção de José Robert no Coro da Universidade de Lisboa e no Coro de Câmara da Universidade de Lisboa. No Coro Ricercare trabalha com Paulo Lourenço como maestro adjunto. Dirige, desde Março de 1997, o Coro Polifónico Eborae Musica, em Évora, e, desde Setembro de 2000, dirige o Grupo Coral de Queluz. No mesmo ano funda o Officium - grupo vocal, dedicado à interpretação de polifonia portuguesa dos sécs. XVI/XVII, do qual é director artístico. Recebe em 2002 o prémio “The most promising conductor of Tonen 2002” na Holanda, concurso que atribuiu também o 3º prémio a Officium - grupo vocal, nas categorias de Música Sacra e Música Secular Uma Missa de Natal na Europa Central Renascentista Não esquecendo que para a música renascentista portuguesa contribuíram tantas influências de toda a Europa, Officium não pode deixar de aflorar compositores da Europa Central que, pelas suas características técnicas e artísticas, personificam o auge da Renascença de então. Nomes como Josquin des Pres, Clemens non Papa, Guillaume Dufay e Heinrich Isaac, são apenas dos mais sonantes e conhecidos exemplos da linha áurea da intensa prática musical nos países franco-flamengos. A ideia de apresentar uma missa de Natal na antiga Renascença pretende ser uma recriação do que seria, em termos musicais, a celebração de uma liturgia na Europa Central, em tempo de Natal. Todos os itens da celebração são ilustrados musicalmente, como seria, aliás, procedimento comum na altura, com o próprio e o ordinário da missa a serem cantados por uma schola a esse efeito dedicada. Constitui-se assim, o programa que vos propomos, em que a Missa Pange Lingua de Josquin des Pres surge como obra fundamental, preenchendo todo o ordinário da missa. O próprio será ilustrado por diversos compositores franco-flamengos, com motetes a 4 e 5 vozes. PROGRAMA 1ª Parte Introitus - Magi videntes stellan Blasius Amon Kyrie - Missa Pange Lingua Josquin Des Pres Gloria - Missa Pange Lingua Josquin Des Pres Gradual - Haec dies Jacob Arcadelt Alleluia - Ave Regina caelorum Guillaume Dufay Credo - Missa Pange Lingua Josquin Des Pres 2ª Parte Offertorium - Tu pauperum refugium Josquin Des Pres Sanctus/Benedictus - Missa Pange Lingua Josquin Des Pres Pater noster - (gregoriano) Agnus Dei - Missa Pange Lingua Josquin Des Pres Communio - Gustate et videte Heinrich Isaac Ite missa est - (gregoriano)