Lançamento do livro "Estarreja e Murtosa nas Memórias Paroquiais de 1758"

sexta, 16 de outubro 2009

O auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja foi pequeno para a vasta plateia que atenta e interessada assistiu no passado dia 8 ao lançamento do livro “Estarreja e Murtosa nas Memórias Paroquiais de 1758”, de Américo Oliveira e Filomeno Silva, com a apresentação do Sacerdote Beneditino Geraldo José Coelho Dias, Prof. Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esta iniciativa, inserida na programação do 5º Aniversário da Biblioteca Municipal, teve o patrocínio da Fundação Marieta Solheiro Madureira e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. José Eduardo de Matos, e do Vereador da Câmara Municipal da Murtosa, Eng Januário Cunha, autarquias que tutelam a Fundação com sede em Estarreja.

Memórias Paroquiais

As Memórias Paroquiais de 1758 inserem-se numa prática setecentista de inquéritos enviados para as paróquias de todo país, tendo como objectivo obter conhecimento do território sobre as questões apresentadas e que vinha desde o início do século XVIII. A sua execução continua o trabalho do Padre Luís Cardoso que, entre 1747 e 1751, publicou dois volumes do seu Dicionário Geográfico, que ficou incompleto. A documentação é composta por 44 volumes manuscritos, compreendendo as respostas dos párocos e os resumos relativos a um conjunto de paróquias para as quais não existem "memórias".

“Estarreja e Murtosa nas Memórias Paroquiais de 1758” apresenta a compilação dos inquéritos paroquiais e é a obra que faltava  para uma consulta mais directa sobre estes dois concelhos que integravam as Terras de Santa Maria.

A obra agora editada poderá ser consultada na Biblioteca e Arquivo Municipais de Estarreja.

Para aquisição deverá contactar a Fundação Marieta Solheiro Madureira : http://www.fundacaomadureira.com