Concerto da Banda da GNR [16h] e Exposição de Pintura de Joakin Pereyra e Alunos [18h]

5º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade

sexta, 22 de janeiro 2010

No âmbito das comemorações do 5º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade, a Banda da GNR dá um concerto este sábado, às 16h, no Cine-Teatro de Estarreja. Na Casa da Cultura, às 18h, abre ao público a exposição colectiva de pintura "15+1", com trabalhos do artista estarrejense Joakin Pereyra e alunos. A mostra estará patente ao público até 19 de Fevereiro.


23 Janeiro (sábado)
16h00 Concerto da Banda da GNR
[Cine-Teatro Municipal]

Maestro: Capitão João Afonso Cerqueira
Em 1838, por decreto de D. Maria II, nasce a Banda da Guarda Municipal que, mais tarde, com a Implantação da República, passou a chamar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana. A sua estrutura sinfónica conta hoje com 124 elementos que sendo militares da Guarda são verdadeiros profissionais, pela sua categoria, e verdadeiros amadores pelo seu entusiasmo.

Dos muitos êxitos obtidos fora do país, destacam-se as participações em festivais de Bandas Militares em Mons (Bélgica), Modena (Itália), Basileia (Suíça); as digressões ao Brasil, Holanda e Luxemburgo, e as gravações de concertos para a rádio, em Paris. Em Portugal destacam-se as galas da GNR no Teatro Nacional de São Carlos, os concertos nas ruínas do Convento do Carmo, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, Torre de Belém, Convento de Mafra, Teatros da Trindade e São Lúiz e Coliseu dos Recreio e nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores.
 

18h00  Abertura da Exposição Colectiva de Pintura “15+1”
[Casa da Cultura]

A Casa da Cultura de Estarreja recebe a exposição colectiva de pintura “15+1”, com trabalhos do artista estarrejense Joakin Pereyra e alunos. A mostra estará patente ao público até 19 de Fevereiro.

Os que pintam são como os pássaros
Uns voam outros ficam no chão
De cem que pintem, um ou dois serão Artistas
Ponto de interrogação
Eu Joakin Pereyra pergunto
Qual destes pássaros voarão

Joakin Pereyra, Novembro 2009