Observação de aves em Estarreja ganha adeptos

terça, 13 de abril 2010

20 participantes oriundos de vários pontos do país como Guarda, Coimbra, Leiria ou Porto vieram observar aves em Estarreja. Mais uma vez, à semelhança do primeiro curso de iniciação ao birdwatching que decorreu em Novembro do ano passado, esta segunda edição teve uma adesão muito positiva, tendo sido preenchidas todas as vagas existentes.

A organização é do BioRia e da Birds & Nature Tours, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). O curso foi guiado com mestria por um dos melhores, se não mesmo o melhor, especialistas de birdwatching do país, João Jara, da Birds & Nature.

A parte prática decorreu nos Percursos do BioRia e nas Salinas de Aveiro e a parte teórica no Centro de Interpretação Ambiental em Salreu, com uma carga horária total de 16 horas. Ao longo do fim-de-semana foram registadas entre vocalizações e observações 65 espécies de aves.

Apreciadores do birdwatching encontram neste tipo de actividades um momento de fuga ao quotidiano e em contacto directo com a natureza.

O BioRia tem desde já agendadas duas actividades no seguimento da aposta do Município de Estarreja nesta área, como forma de dar a conhecer o património natural do concelho.

Em Junho, o BioRia promove um Curso de Fotografia de Aves da Birds & Natures/ICNB, no fim-de-semana de 19 e 20 de Maio, com a presença novamente de João Jara e do formador Faísca Sparky, um especialista nesta vertente.

Está ainda agendado para os dias 11 e 12 de Dezembro um Curso de Birdwatching com um nível de dificuldade Iniciação/Intermédio.


Acções BioRia em agenda

1º Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental
17 Abril
08h30 Anilhagem científica de Aves – Bolsa de Voluntariado [Inscrições
bolsa@ecoinside.pt]
18 Abril
09h30 Visita Guiada a pé aos Percursos BioRia
10h30 Visita Guiada de bicicleta aos Percursos BioRia

22 e 23 Maio
Maratona Fotográfica “24h de BioRia”

19 e 20 Junho
Curso de Fotografia de Aves

15 de Julho a 15 de Setembro
Biologia no Verão – Visitas Guiadas a pé/bicicleta
[Inscrições: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2010

11 e 12 de Dezembro
Curso de Identificação de Patos, Limícolas e outras Aves aquáticas
[Inscrições booking@birds.pt]