PADE apoia forte dinâmica desportiva

segunda, 02 de agosto 2010

Um bolo global de 373.331,02 €, destinado a 22 colectividades desportivas, decorrente das candidaturas apresentadas ao PADE – Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo. A Câmara Municipal de Estarreja promoveu, numa sessão nos Paços do Concelho, a assinatura dos contratos programa que definem a atribuição de subsídios correntes e de capital para 2010.

Em termos globais, em 2010 regista-se uma contracção de 10% no valor global orçamentado para as colectividades, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira. Fazendo um balanço aos subsídios atribuídos às colectividades das áreas do desporto, cultura e acção social, e referindo-se a valores pagos em 2009, Abílio Silveira adiantou que “a Câmara Municipal de Estarreja transferiu para as colectividades 846 mil €”. Em 2008, o valor global foi de 778 mil €. E “recuando 10 anos o valor era de 388 mil €”, afirmou.

Acrescentou que o apoio logístico representa custos acrescidos que têm um peso nas contas da autarquia, como por exemplo, “as horas extraordinárias dos motoristas que aumentaram significativamente neste primeiro semestre do ano”. A Câmara disponibiliza 4 autocarros ao serviço das colectividades, mas incentiva a aquisição da própria viatura, financiando em 50%.

“Queríamos dar muito mais, mas damos o possível e há um equilíbrio notório no apoio às colectividades”, afiança Abílio Silveira. Com o apoio da autarquia, nomeadamente através do GADE – Gabinete de Apoio do Desporto de Estarreja, “houve um esforço das próprias colectividades na apresentação das candidaturas o que é de enaltecer”.

Presente na sessão, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, sublinhou esses princípios, extensíveis à cultura, educação e acção social, igualmente importantes, e enalteceu a dinâmica desportiva concelhia, que se fica a dever em grande parte à componente humana, que os dirigentes presentes eram públicos exemplos.  As comparticipações são atribuídas de acordo com princípios específicos e claramente definidos em regulamento próprio para que, com transparência, rigor e equidade, se apoiem as associações na prossecução dos seus objectivos.

Realçando a boa relação existente entre colectividade e autarquia, Artur Rocha, presidente do Grupo de Cicloturismo de Avanca, saiu satisfeito da sessão de assinatura dos protocolos, dizendo que a Câmara tem-se mostrado disponível para satisfazer as necessidades do grupo, tal como foi notório este ano em que festejaram o 20º aniversário.

António Novo, dirigente da Associação Artística de Avanca, referiu que o subsídio está “dentro das nossas expectativas em relação à candidatura apresentada. É um apoio importante numa altura em que de facto as empresas patrocinadoras reduziram drasticamente o apoio às colectividades e a Federação também agravou os custos de organização e inscrição”. Concluiu dizendo que é um “apoio importante que reconhecemos e agradecemos e esperamos que seja pago de uma forma mais regular”, um dos objectivos referidos na sessão.

O programa municipal PADE valoriza a formação desportiva e o número de atletas envolvidos, a realização de eventos e a criação e melhoria das infra-estruturas. O PADE para 2010 prevê a atribuição de 195.887,49 €, em subsídios correntes, somando o subsídio de capital 139.733,53 €. Existe ainda um valor respeitante a protocolos com o CDE e a Atlética de Avanca que atinge 37.710 €.