Limpeza do Rio Antuã previne cheias

sexta, 27 de agosto 2010

Encontra-se em curso a limpeza das margens do Rio Antuã e o desassoreamento do seu leito, numa extensão de cerca de 3,5 km, desde a zona próxima da ponte da REFER até às proximidades da foz, na Ria de Aveiro. Uma intervenção da responsabilidade da Administração Regional Hidrográfica (ARH) – Centro.

Prevenindo as anuais cheias no principal curso de água do Município, esta intervenção no final do Verão corresponde à necessidade regular de minoração desses efeitos, como a autarquia há muito defende.

Dá-se desta forma sequência às intervenções de limpeza das linhas de água principais do Concelho,  após a operação já concluída no Rio Fontela (Pardilhó/Avanca), também sob a  direcção da ARH-Centro.

De realçar que a Câmara Municipal de Estarreja, em consonância e a pedido da ARH-Centro, executou um conjunto de acções nas linhas de água principais. Depois de em 2009 ter procedido à reparação do caminho junto ao Esteiro de Salreu, em 2010 procedeu aos seguintes trabalhos:

Rio Antuã
• Arranjos das motas de protecção, limpeza e desassoreamento da área imediatamente a montante e a jusante da ponte da REFER
• Desassoreamento do descarregador de cheias junto à ponte da EN 109
• Reparação de 3 rombos nas margens do Rio, nas zonas da Seara e Carvalho

Rio Jardim
• Limpeza das margens e desassoreamento do leito, entre a EN109 e a Linha do Norte (REFER)

Esteiro de Estarreja
• Reparação da comporta do esteiro em Veiros

Estas são contudo apenas uma parte das intervenções necessárias nas linhas de água do Concelho. Para a execução de outras acções indispensáveis, a Câmara Municipal de Estarreja encontra-se a dialogar com a ARH para que as mesmas se realizem no mais breve espaço de tempo possível.