"Redes para a Inclusão” apresenta produtos de sensibilização

sexta, 10 de dezembro 2010

No dia 13 de Dezembro vai ser realizada a última acção prevista no âmbito da implementação do Projecto Redes para a Inclusão. A sessão pública de apresentação de 3 campanhas de sensibilização e do documento conclusivo dos fóruns vai decorrer em Aveiro.

O projecto REDES PARA A INCLUSÃO decorre da comemoração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social – 2010 – e encontra-se em implementação no território do Baixo Vouga, tendo como entidade promotora a Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal (REAPN) e como entidades parceiras as Redes Sociais dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Este Projecto visa promover a sensibilização dos cidadãos em geral e dos agentes de desenvolvimento social para a necessidade de implicação e partilha de responsabilidades no combate à pobreza e à exclusão social, ao nível das problemáticas das SITUAÇÕES DE RISCO QUE AFECTAM A POPULAÇÃO INFANTIL E JUVENIL, da QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA e da INTEGRAÇÃO DA POPULAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.

Do desenvolvimento do Projecto resultaram dois tipos de produtos:

- três filmes de curta duração, que constituirão a base de três campanhas de informação e sensibilização pública sobre as referidas problemáticas, cujo lançamento será realizado através da difusão de cartazes em espaços públicos dos Concelhos que integram a sub-região do Baixo Vouga. Este filmes tiveram a participação, enquanto actores, de pessoas que vivenciam, ou vivenciaram ao longo do seu trajecto de vida, situações de vulnerabilidade social relacionadas com os referidos problemas. A produção dos filmes foi da responsabilidade do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;

- conclusões dos três Fóruns realizados no decorrer do projecto e subordinados às mesmas problemáticas.


No contexto do terminus do Projecto em Dezembro de 2010, a ENTIDADE PROMOTORA E AS ENTIDADES PARCEIRAS PROMOVEM UMA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS CRIADOS DURANTE A IMPLEMENTAÇÃO DO MESMO, QUE SE REALIZARÁ NO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 2010, NO PEQUENO AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL E DE CONGRESSOS DE AVEIRO, ENTRE AS 15H30 E AS 17H00.