Pedro Burmester e Cabraret no Cine-Teatro de Estarreja

sexta, 09 de dezembro 2011

O Quarteto de Cordas de Matosinhos reúne-se, na primeira parte, ao conhecido pianista portuense Pedro Burmester e juntos anunciam a chegada do Natal, representado por excelência pela música clássica. Dividido em duas partes, o concerto marca ainda uma viagem ao mundo encantado de Johannes Brahms, Johann Sebastian Bach e Aaron Copland, compositores incontornáveis da música erudita.

O Natal está a chegar. As ruas enchem-se de luz e música, criando todo o ambiente de alegria e celebração que esta data propicia. São frequentes os concertos de Natal, nomeadamente de música clássica que veste perfeitamente esta época por permitir o embarque aos mundos mais fantásticos e encantados da história.

É exatamente neste contexto que surge o recital de Pedro Burmester e do Quarteto de Cordas de Matosinhos agendado para o próximo sábado, dia 10 de Dezembro, no CTE.

O auditório será partilhado, na primeira parte, pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos e pelo piano de Pedro Burmester, num alinhamento dedicado à música de câmara e ao compositor alemão Johannes Brahms, com o seu Quinteto para Piano em Fá menor, op.34. Esta obra possui uma das melodias mais belas da música de câmara, com uma suavidade e doçura exímias.

Depois do intervalo é a vez de Pedro Burmester ficar a solo com o seu piano e viajar pelo teclado com as interpretações de Bach e Copland que tem agora preferido nas suas aparições. Burmester aventura-se na Partita nº1 em Si bemol Maior, BWV 825 de Johann Sebastian Bach, a primeira de um conjunto de Seis Partitas (consideradas como o exercício técnico máximo da composição de Bach), e dedicada ao Príncipe de Anhalt-Cöthen. O prelúdio entra com simplicidade, marcando o temperamento da obra. Assim, toda a estrutura (allemande, corrente, sarabande e gigue) segue melodias serenas, belas e espirituosas intercaladas com o ritmo da dança tradicional que lhe vai dando força e ascensão.

Para finalizar o programa, Pedro Burmester interpreta El Salón México de Aaron Copland, composta inicialmente para orquestra mas entretanto arranjada para piano solo. Esta obra utiliza a música tradicional mexicana na sua base e dela consegue-se extrair o espírito dos mexicanos e desse lugar, com a alternância entre tons fortes e suaves.

SÁB 10 DEZ 22H00
QUARTETO DE CORDAS DE MATOSINHOS
Vitor Vieira e Juan Maggiorani violinos
Jorge Alves viola
Marco Pereira violoncelo

PEDRO BURMESTER
Pedro Burmester piano

I. Quarteto de Cordas de Matosinhos e Pedro Burmester
Johannes Brahms Quinteto para piano em Fá menor, op. 34

II. Pedro Burmester
Johann Sebastian Bach Partitura n.º 1 em Si bemol maior, BWV 825 - piano solo
Aaron Copland El Salón México
CTE | 1ª Plateia 10€ | 2ª Plateia 8€ | Balcão 6€ | 90 MIN. [C/INTERVALO] | M/6

Outonalidades’11: Cabraret dão música e performance ao Bar do CTE

Depois de Xícara, Mu, Szabo-Silvera Tango, Couple Coffee e La Comandancia, o circuito Outonalidades termina este ano a sua estadia no bar do CTE com o concerto dos portugueses CabRaret. Este trio, formado pela contralto Iria Pinheiro, pelo acordeonista Alonso Caxade e pelo contrabaixista Alberto Rodríguez, propõe um espetáculo de humor musical. Os espectadores poderão desfrutar de uma viagem pelo jazz clássico de Nova Orleães, o soul, a chanson française e muitas outras tradições. O objetivo é divertir o público ao mesmo tempo que oferecer uma grande animação musical.

“Um passeio desde Nova Orleães até Roménia, virando em Finisterra, descendo até Lisboa, seguindo até Tanger, subindo por Motril, enviando postais para o Brasil e chegando a Paris depois de atravessar os Pirenéus em ponto morto. Uma viagem fácil para uma cabareteira e para as suas duas cabras (seu marido e seu filho)  acostumados a distribuir notas musicais do seu carro, um 4L”. É desta forma que os CabRaret se apresentam. Um trio que ainda vai dar que falar.

SÁB 10 DEZ 23H30
CABRARET
Iria Pinheiro voz, guião e atriz
Alonso Caxade acordeão