Polo da Biblioteca conquista pardilhoenses

terça, 20 de dezembro 2011

O Polo de Leitura de Pardilhó da Biblioteca Municipal conquistou mais de meio milhar de utentes. O primeiro andar do edifício da Quinta do Rezende, onde está também instalado o Espaço Internet da freguesia, é bastante procurado pelos pardilhoenses que ali encontram um centro de informação e cultura.

Enquanto extensão da Biblioteca Municipal de Estarreja, o polo disponibiliza um fundo bibliográfico constituído por mais de 1800 títulos, entre livros, jornais, revistas e audiovisuais. Acolhe os espólios locais do Club Pardilhoense e Associação Saavedra Guedes, que os ofereceram, assim como outros fundos doados por particulares, um contributo significativo para o enriquecimento e crescimento da extensão de Pardilhó, vocacionada para um fundo de incidência local e regional.

Desde Maio de 2010, mês de implementação do protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, até 31 de Outubro de 2011, o Pólo registou nos diversos serviços: 575 novas inscrições; 741 consultas locais (monografias e periódicos); 144 empréstimos domiciliários; 1849 consultas na internet; e 1115 utentes em formação em tecnologias de informação e comunicação.

Renovado o protocolo Câmara – Junta

O protocolo de colaboração existente constitui um modelo eficaz da gestão do espaço, garantindo-se a proximidade da população a estes serviços. Porque se mantém o interesse e a necessidade do serviço, mas importa considerar a situação económica e financeira atual, a Câmara Municipal deliberou alterar a comparticipação à Junta de Freguesia de Pardilhó, fixando-se em 350 € mensais, numa redução de 30%. Mantendo-se as responsabilidades comuns, esta proposta mereceu o acordo da Junta de Freguesia, estando o valor contemplado no Orçamento de 2012.

As autarquias continuam a trabalhar articuladamente, neste caso com o objetivo de cultivar hábitos de leitura e valorizar a cultural local. Com as duas funcionalidades no mesmo espaço a comunidade pardilhoense sai beneficiada e enriquecida do ponto de vista cultural e tecnológico, para além da racionalização dos recursos humanos e materiais.

O protocolo de colaboração estabelece as condições de funcionamento e de gestão do Pólo de Leitura da Biblioteca Municipal e do Espaço Internet de Pardilhó. A Câmara Municipal de Estarreja, através de um técnico-bibliotecário, continua a assegurar o atendimento ao público, a vigilância e o zelo pelas instalações, a constituir e atualizar os fundos documentais, a garantir a supervisão do catálogo coletivo e das atividades lúdico-pedagógicas de animação e promoção da leitura, a assegurar a manutenção do espaço e passa a comparticipar a Junta de Freguesia de Pardilhó com o valor mensal de 350 €.

Por sua vez, a Junta de Freguesia de Pardilhó garante o funcionamento do Pólo de Leitura/Espaço Internet para além do horário que é assegurado pelo técnico do Município. É responsável pela vigilância, atendimento e formação ao público, assegura a limpeza e manutenção do espaço e garante o fornecimento e manutenção do equipamento informático, na componente do Espaço Internet.