Criado arboreto no Parque do Antuã “Ajudei a plantar aquela árvore”

quinta, 22 de março 2012

Na 6ª edição do projeto “Guardiães da Floresta”, a Câmara Municipal de Estarreja iniciou a criação do Arboreto Florestal do Antuã. Assinalando o Dia Mundial da Floresta, foi a vez de as crianças pegarem na enxada e assim fazerem parte da criação do Arboreto Florestal do Antuã, no Parque Municipal da cidade. Ao longo do dia, a iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja para assinalar o Dia Mundial da Floresta contou com a participação de um total de 4 centenas de pequenos jardineiros, de oito escolas e instituições (IPSS) do concelho. O vereador da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, acompanhou os alunos nesta jornada.

Ao lado da futura ponte pedonal e junto ao Rio Antuã, foram semeados os primeiros exemplares do projeto municipal que será constituído por zonas distintas, divididas por espécies arbóreas, arbustivas aromáticas e herbáceas. A zona agora iniciada contém árvores autóctones e não autóctones, da família das folhosas (Freixo, Bétula Azevinho, Medronheiro, Pirliteiro, Tulipeiro) e das resinosas (Pinheiro manso).

De forma a enquadrar a plantação, o Gabinete de Proteção Civil e Florestal e o Setor de Ambiente da Câmara prepararam um conjunto de jogos tradicionais e atividades dirigidas a estes alunos do pré-escolar e 1º ciclo. E a brincar, se transmitiam às crianças mensagens fundamentais sobre a preservação da floresta e sobre a importância da presença das árvores nos espaços públicos, dando também a conhecer o que é a floresta, as diferentes espécies e suas inter-relações com os restantes elementos naturais.

Do Centro Social e Paroquial S. Tomé de Canelas, Tatiana Gonçalves dava os parabéns pela iniciativa e confirmava que “o meu grupo está a gostar muito”, sendo imperioso “sensibilizar para a ecologia e para o respeito pelo meio ambiente”. Além do mais, com este passeio até ao parque de lazer da cidade, os alunos “sentem-se mais motivados porque saem do meio onde estão, é diferente e têm contacto com outras crianças”.

O professor da Escola das Cabeças, Veiros, António Soares, concorda com esta ideia acrescentando que “futuramente eles podem cá passar e dizer: Ajudei a plantar aquela árvore!”. Despertar a consciência ambiental das crianças foi um objetivo conseguido na opinião deste professor. “É de louvar iniciativas deste tipo, tendo sempre em vista o futuro”, sendo certo que as crianças “levam os ensinamentos para casa”.

Ainda esta semana, no âmbito do programa de educação ambiental do município, a escola recebeu uma sessão sobre compostagem e os alunos ficaram “conscientes da necessidade de reutilizarem aquilo que em casa sobra e que, outro tipo de resíduos têm um local próprio para serem depositados”.

A criação de mais este espaço verde vem reforçar o conceito natural do Parque Municipal do Antuã, ao mesmo tempo que se promove a vivência desta zona ribeirinha e de lazer.