Inauguração do Moinho de Meias

sexta, 11 de maio 2012

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, inaugurou, no passado dia 28 de Abril, o recuperado Moinho de Meias, da Quinta do Marinheiro em Avanca, inserido num Plano de Valorização do Património Arquitetónico e Paisagístico que está a ser desenvolvido pela autarquia para a envolvente da Casa-museu Egas Moniz. Durante a sessão foram apresentadas as linhas mestras que vão marcar o projeto pedagógico e de dinamização do novo espaço, que irá acolher atividades lúdicas, pedagógicas e ambientais, junto do público-alvo (alunos das escolas, associações culturais, turistas) e da população em geral.

Os arquitetos responsáveis apresentaram todo o projeto de recuperação, salientando Ricardo Matos que “foi uma oportunidade para estudar através de uma simples construção, a sábia relação existente, demonstradora do estremo conhecimento do homem com o meio físico e a riqueza dos conhecimentos construtivos adquiridos e passados de geração em geração. Trata-se de um testemunho construído que importa salvaguardar, como uma das nossas marcas de identidade rural e desta forma contribuir para a valorização do Património Molinológico do Concelho de Estarreja”.

Moinho é de todos

Ao longo da tarde o engenho dos moinhos esteve em pleno funcionamento, alimentado pela levada de água do Rio Gonde, trazendo à tona um modo de vida de um passado não muito longínquo, relembrando a força motriz da corrente como um bom exemplo do aproveitamento dos recursos naturais, hoje pela mão do “moleiro” José Meioto.. Todos os presentes tiveram oportunidade de provar a broa que a Confraria da Broa de Avanca promove e apreciar saborosas iguarias apresentadas e servidas pelos alunos do Curso de Educação e Formação “Serviço de Mesa” da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire, de Estarreja.

O Presidente da Câmara Municipal  sublinhou a diferença entre a construção em ruinas que havia e a possibilidade de hoje se poder fruir mais uma valência na Casa-museu, além do recente percurso do Rio Gonde ou do interno desafio de ir recuperando as belezas naturais da quinta. José Eduardo de Matos congratulou-se com visível resultado final, num trabalho partilhado, desafiando todos a usufruir e a dar vida ao Moinho que “é de todos”.

A autarquia concretiza assim a sucessiva reabilitação deste espaço único no Município e no País do vencedor do Prémio Nobel da Medicina.

Manual de Recuperação

Um dos objetivos desta intervenção prendia-se com a necessidade de preservar e valorizar o património construído, mantendo-se a implantação e a volumetria do conjunto, de forma a conservar a escala existente no local.

No interior, a estrutura foi mantida com antes, conservando os mesmos espaços e adaptando-os às necessidades futuras e aos diferentes usos. O lado Norte do edifício, adjacente à Rua de Meias, é agora destinado às atividades pedagógicas, onde podem ser vistos em funcionamento os casais de mós com as respetivas moegas, onde serão depositados os cereais destinados à transformação de farinhas.  Na antiga cozinha foi construído um forno com lareira e um armário de apoio com lava louça integrado. Também o antigo curral da mula foi alvo de restruturação, sendo agora um espaço amplo onde se podem organizar atividades lúdicas e pedagógicas para grupos. A instalação sanitária de apoio foi adaptada no compartimento mais pequeno que antes era o curral de animais. O antigo espaço reservado ao quarto do moleiro foi integrado na sala maior do edifício. Do outro lado, da parte mais a Nascente, na construção mais pequena, a recuperação passou pela transformação de um espaço mais amplo, capacitando-o a diferentes atividades de cariz pedagógico.

Área de Intervenção: 1 400,00m²
Área de Construção: 130,00m²
Área de Arranjos Exteriores: 1 270,00m²
Valor da empreitada: 88.824,88 €, acrescido de IVA.