200 crianças jogam para xeque-mate

quarta, 16 de maio 2012

Duzentas crianças de Estarreja vão competir pela primeira vez no I Torneio Municipal de Xadrez, no próximo sábado, dia 19 de maio, no novo Pavilhão Multiusos de Estarreja, no Parque Municipal do Antuã.

O evento enquadra-se no trabalho iniciado em Setembro nas 14 escolas do concelho de Estarreja, “onde mais de 300 alunos têm aprendido a jogar xadrez no âmbito das atividades de enriquecimento curricular. Este será o ponto alto desta atividade”, afirma Dinis Furtado, coordenador de Xadrez do PETIz, da Universidade de Aveiro, que desenvolve as AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular nas Escolas Básicas do 1º Ciclo da Rede Pública do Concelho.

O ensino de Xadrez nas AEC é direcionado aos 3º e 4º anos do 1º ciclo. “Para a maioria dos alunos esta foi a primeira experiência com o xadrez e este será o seu primeiro torneio”, adianta o responsável salientando que o objetivo desta atividade nas escolas passa “pela aprendizagem do xadrez e aproveitamento das potencialidades desta atividade no desenvolvimento das crianças”.

Iniciar a prática da modalidade numa idade mais tenra permite ajudar a desenvolver capacidades cognitivas, a autoestima e sentido crítico. Estudos comprovam que o xadrez ajuda a melhorar os resultados escolares. “Além de inovar o campo de oferta das atividades de enriquecimento curricular”, o xadrez tem colhido “o entusiasmo dos alunos” permitindo desenvolver “capacidades de concentração, raciocínio e espírito de tomada de decisão”.

O balanço desta experiência nas escolas é por esses motivos “bastante positivo”. Num inquérito de satisfação feito a meio do presente ano letivo, conforme refere Dinis Furtado, “84% das crianças disse ‘gostar muito’ do xadrez (correspondente a valor máximo numa escala de 4 valores), mas além deste indicador temos igualmente tido uma resposta positiva dos pais e um entusiasmo grande dos alunos ao longo de todo o ano. Também tem sido positiva a avaliação que os professores titulares do 1.º Ciclo fazem do xadrez nas escolas”.

A organização do torneio municipal é da Divisão de Educação e Coesão Social da Câmara Municipal de Estarreja. O evento conta com a colaboração dos 3 agrupamentos escolares do concelho e da Universidade de Aveiro.

Recorde-se que para o desenvolvimento das AEC nas Escolas Básicas do 1º Ciclo da Rede Pública do Concelho, a Câmara Municipal de Estarreja adjudicou a aquisição de serviços à Universidade de Aveiro, pelo valor global de 787.500 €, para o triénio letivo 2011-2014. Atualmente, 829 alunos frequentam as AEC no concelho.

Alunos e encarregados de educação podem acompanhar as notícias sobre as AEC no Facebook www.facebook.com/petiz.UA