Broa de Avanca é ingrediente obrigatório

quarta, 07 de novembro 2012

A Broa de Avanca estará bem representada na mesa. A DESTAC - Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja, em parceria com a Confraria da Broa d’Avanca, no âmbito do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, promove o "Mês do Forno e da Broa d'Avanca", juntando num só cartaz o Festival Sabores do Forno, que decorreu nos dias 3 e 4, e o GASTROBROA.

O GASTROBROA – 6º Festival Gastronómico da Broa d'Avanca 2012, que terá início no dia 10 de novembro e decorre até dia 25, promove a broa de Avanca, convidando os restaurantes aderentes a confecionarem pratos tendo como ingrediente principal o tradicional pão de milho, produzido em Avanca.

Durante o certame, cada fim de semana terá um restaurante oficial. Aderiram os restaurantes Caravela (dias 10 e 11) e N’Gola (17 e 18), de Avanca, e a Quinta do Barão, de Loureiro, Oliveira de Azeméis (24 e 25). Os pratos variam mas em comum terão um ingrediente muito próprio. O menu sugere por exemplo a canastra de peixe com broa, a broa frita com presunto ou a posta de bacalhau com broa.

A sessão de abertura do "Mês do Forno e da Broa d'Avanca" teve lugar na última sexta-feira, dia 2 de novembro, no Moinho de Meias (Casa Museu Egas Moniz – Avanca), com a presença do presidente da DESTAC e vereador da Cultura da Câmara Municipal, João Alegria, e do Grão Mestre da Confraria, Manuel Firmino Dias.

João Alegria considerou que este encontro de sinergias entre as duas associações, numa primeira ação conjunta, levou “a um maior envolvimento com os restaurantes envolvidos, 9 nos Sabores do Forno e 3 no GASTROBROA, potenciando as saborosas e distintas riquezas gastronómicas que o nosso concelho apresenta”.

Hoje, acrescentou o presidente da DESTAC, “temos alguns produtos que criam uma marca gastronómica de Estarreja, desde logo a broa, mas também outros produtos, nomeadamente os cozinhados no forno. O pastel do antuã, o mel, a carne assada, os rojões, assim como pratos de peixe são fortes motivos de atração de pessoas ao nosso concelho, quando vêm apreciar e participar nas ações culturais e visitar o distinto património natural e edificado”.

Fundada em 2004 e membro da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, a Confraria da Broa d’Avanca tem como objetivos a defesa e divulgação da Broa d'Avanca e da Região Marinhoa e a divulgação dos costumes e tradições, do trabalho da terra, das gentes e da cozinha tradicional.

Gastrobroa'2012 [Calendário]

10 e 11 Restaurante Caravela (Avanca)

17 e 18 Restaurante N'Gola (Avanca)

24 e 25 Quinta do Barão (Loureiro)