Ganhos urbanos rápidos com medidas simples

quarta, 09 de janeiro 2013

A Câmara Municipal de Estarreja tem vindo a analisar e a executar um conjunto de medidas denominadas quickwins urbanos, melhorias práticas de simples implementação mas que podem fazer a diferença na qualidade de vida dos estarrejenses, tendo como linhas gerais orientadoras a organização paisagística, o conforto humano e o equilíbrio visual urbano.

A revitalização do gaveto da Rua da Fontinha com a Rua Jornal de Estarreja, de forma a todos puderem usufruir deste espaço, é um dos exemplos de intervenção com benefícios rápidos. A demolição do muro que vedava o terreno revelou um novo espaço que foi recuperado, criando-se condições mínimas para o seu uso pela população. Efetuou-se a poda da arborização existente, recuperação e proteção do poço, construção de um percurso pedonal e aplicação de mobiliário urbano (dois bancos e uma papeleira).

No entroncamento da Rua do Jornal de Estarreja com a ruas de Trás e Caetano Ferreira, avançou-se para um pequeno arranjo, tendo-se alargado o passeio e plantado uma árvore, criando mais condições de visibilidade aos condutores e de segurança para peões.

O projeto de Hortas Urbanas, que veio revitalizar um terreno abandonado, com uma área total de 3 mil m2, foi resultado deste exercício. Com esta medida, a Câmara Municipal disponibiliza aos munícipes, de forma gratuita, uma parcela de terreno para produção agrícola, fomentando o espírito comunitário e a prática da agricultura tradicional.

Foi desenvolvido um plano de plantação de novas árvores que abrange vários pontos da cidade de Estarreja: Rua da Escola do Agro, Avenida 25 de Abril/Rua Dr. António Madureira, Rua Francisco Bingre, Rua Manuel Lopes Rodrigues e respetivo gaveto onde foi colocado um banco, Rua da Fontinha, Rua Casimiro Tavares e Rua Jornal de Estarreja. Na Avenida do Engenheiro a colocação de novas árvores deverá avançar no início de 2013.

Entre as várias ações já implementadas, destaca-se ainda a criação de dois enclaves para contentores de resíduos sólidos urbanos junto à desnivelada de Samouqueiro e junto à desnivelada na Rua de Agueiros, perto A29, em Avanca.

Corredor Secundária – Estação e Rede de Ciclovias

O desafio de se implementarem medidas práticas com efeitos imediatos prosseguirá durante o ano de 2013, estando a autarquia a avaliar um conjunto de novas ações.

Em estudo está a definição de um trajeto mais dedicado a peões na relação da Estação do Caminho-de-ferro com a Escola Secundária e a ligação das Ciclovias já existentes e em construção.

Entre as medidas já previstas, destaca-se a criação de um parque de estacionamento na Rua Luís de Camões, recorrendo-se a um terreno desaproveitado que se situa a norte das Finanças.

Fundamental tem sido o consentimento dos proprietários envolvidos, num reiterado ato de cidadania participativa.