Arquivo Municipal divulga documentos históricos

“Documento do Mês” é a iniciativa desenvolvida pelo Arquivo Municipal de Estarreja que pretende expor mensalmente um documento no edifício dos Paços do Concelho, com o objetivo de dar a conhecer tipologias documentais diversas, simples ou compostas, que integram o seu espólio.

sexta, 15 de março 2013

O Livro de Registos de Testamentos é o documento do mês de março em exposição no rés-do-chão dos Paços do Concelho.

A salvaguarda, classificação, descrição, gestão, preservação, conservação, comunicação e acesso ao património arquivístico são algumas das atribuições do setor de Arquivo Municipal de Estarreja. Muito do trabalho desenvolvido pelo arquivo e do seu acervo só é visível quando se torna acessível por meio de consulta.

Neste contexto e ao longo do ano, haverá a oportunidade de, em cada mês, se conhecer uma faceta diferente da múltipla produção documental do município ao longo de outros tempos: Provisões e Ordens Régias, Privilégios e Provisões, Acórdãos, Atas, Recenseamento de Jurados, Revisão das Côngruas, Registo dos Expostos, Termos de Cumprimentos de Legados Pios, Recenseamento dos Chefes de Família, entre outros.

Para cada mês será preparado um documento cuja tipologia poderá variar: textual; cartográfica, iconográfica ou técnica/arquitetónica.