Requalificação da Rua Dr. Tavares da Silva: Trânsito condicionado durante esta semana

No âmbito da empreitada em curso de beneficiação da Rua Dr. Tavares da Silva, no centro da cidade, já na sua fase final, o trânsito automóvel estará condicionado durante esta semana, para a realização de trabalhos de pavimentação

segunda, 19 de agosto 2013

No âmbito da empreitada em curso de beneficiação da Rua Dr. Tavares da Silva, no centro da cidade, o trânsito automóvel estará condicionado durante esta semana, para a realização de trabalhos de pavimentação da via e das inserções nas ruas Dr. Jaime Ferreira da Silva e Quinta Velha. O trânsito estará condicionado, havendo a possibilidade de cortar o tráfego pelo tempo estritamente necessário.

A colocação da camada final de betão iniciar-se-á pelo cruzamento da Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva com as Ruas Dr. Tavares da Silva e Caetano Ferreira. Posteriormente, será pavimentado o troço da Rua Dr. Tavares da Silva até ao Complexo de Desporto e Lazer, e finalmente o troço desde o Complexo até à Rua da Quinta Velha.

As alternativas serão, a sul, as Ruas Conde Ferreira e Jornal de Estarreja e a norte, a Rua Padre Garrido.

Via com nova dimensão e condições

A requalificação do eixo estruturante da Tavares da Silva avança ao ritmo previsto, estando a sua conclusão prevista para o final do mês, antecipando o novo ano escolar, tal qual foi programado pela câmara Municipal.

Já é visível a dimensão da alteração introduzida na via, estendendo-se a sua intervenção para norte, por cedência do proprietário, entrando na Rua da Quinta Velha, quase até aos semáforos na antiga EN109.

A empreitada teve início em agosto de 2012, incluindo a demolição e reconstrução de muros, demolição de uma habitação, construção de passeios, baias e parques de estacionamento de apoio ao Complexo de Desporto e Lazer e ao Clube Desportivo de Estarreja, bem como de uma ciclovia, instalação de redes de águas residuais, águas pluviais, abastecimento de água, gás natural, infraestruturas telefónicas e elétricas e colocação de sinalização, mobiliário urbano e arborização.

A obra abrange também a requalificação dos pavimentos com a aplicação de camadas betuminosas na Rua Dr. Tavares da Silva e troços da Rua Jaime Ferreira da Silva e Rua da Quinta Velha.

Junto ao Complexo de Desporto e Lazer, a via foi elevada com material diferenciado ao mesmo nível dos passeios, garantindo-se a segurança para os peões e ciclistas, sendo a componente da mobilidade para todos uma marca deste projeto.

Com um prazo de execução de um ano, a empreitada foi adjudicada pelo valor de 712.918,28 € (incluindo o valor do IVA) à empresa “Irmãos Almeida Cabral, Lda.”, de Penalva do Castelo.

A Rua Tavares da Silva serve a nova Área Desportiva Municipal, constituída pelo Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja e pelo Parque Desportivo do CDE. Articula com a Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva, que serve a Escola Secundária, em cuja empreitada de total de remodelação foi introduzido o recuo dos muros de vedação, precisamente para assumir os novos alinhamentos pretendidos pela autarquia.