Estarrejenses agraciados no Dia do Município

terça, 17 de junho 2014

Mais de 300 pessoas assistiram à sessão solene do Dia do Município de Estarreja. Este ano, o feriado municipal ficou marcado por uma cerimónia onde Diamantino Sabina, Presidente da Câmara, e Carlos Valente, Presidente da Assembleia Municipal, prestaram homenagem a 31 personalidades e instituições. Funcionários da Câmara, atletas e clubes desportivos, melhores alunos do concelho e personalidades como o salreense e Professor Catedrático Manuel Augusto Marques da Silva, subiram ao palco do Cine-Teatro de Estarreja na tarde de sexta-feira, dia 13 de junho, para serem laureados.

“Estas comemorações são encaradas como uma justa homenagem à nossa história, às nossas gentes, mas são também uma demonstração de orgulho pelo nosso concelho.” Carlos Valente, Presidente da Assembleia Municipal de Estarreja deu desta forma as boas-vindas a todos os presentes na sessão do Dia do Município. Como é tradição, esta cerimónia pretende reconhecer publicamente atividades e atitudes que dignifiquem o nome do concelho.

A Medalha de Mérito, importante galardão municipal, foi concedida ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Avanca, a Manuel Marques da Silva e aos Presidentes de Junta de Freguesia Joaquim Henriques, José Artur Pinho, José Fernando Henriques e Manuel Nascimento que terminaram os seus mandatos em 2013. Estarreja prestou ainda homenagem a 16 atletas e equipas que se sagraram campeões nacionais na época 2012/13, aos 6 melhores alunos do ano letivo 2012/2013, do 9º e 12º ano, aos trabalhadores da Câmara que comemoraram, em 2013, 25 anos de serviço.

“Vale a pena viver em Estarreja”

No discurso de encerramento, Diamantino Sabina passou em revista os primeiros meses de mandato, destacando “a vida constante” do município dentro de uma “regrada e equilibrada gestão financeira”, trabalhando no sentido do “progressivo desenvolvimento”.

O desporto, a cultura, o turismo de natureza e o Eco Parque foram evocados pelo Presidente da Câmara, sem esquecer a educação, as respostas sociais ou a requalificação da zona ribeirinha. Uma dinâmica capaz de levar “o nome de Estarreja aos quatro cantos do país”. Proporcionar uma melhor qualidade de vida aos estarrejenses é um dos principais guias de atuação de Diamantino Sabina: “a intenção é continuar nesta senda evolutiva, inovando, crescendo, apostando forte no nosso Concelho, dando cada vez mais sentido às palavras ‘vale a pena viver em Estarreja’”, afirma o autarca.

A Sessão Solene do Dia do Município contou ainda com música, nas vozes do grupo Coral da Associação Cultural de Salreu, com direção musical de Daniel de Sousa. A cerimónia foi transmitida em direto através do canal Youtube do Município (veja aqui).

Colaboradores da Câmara Municipal
Funcionários que completaram 25 anos de serviço em 2013

Hilário Marques Miranda - Assistente Operacional
Maria Inês Leite Azevedo - Assistente Operacional
Fernando Jorge Silva Martins - Assistente Operacional

Votos de Louvor aos atletas e clubes campeões nacionais na época 2012/2013

Modalidade de Patinagem:

Os atletas da Associação Desportiva Arsenal de Canelas:
- Ricardo Esteves (sénior), Campeão Nacional de pista 300 mts C/R seniores e 300 mts C/R absolutos.
- Catarina Almeida (júnior), Campeã Nacional de pista 300m C/R e de estrada 200mts C/R.
- Andreia Marques (iniciado), Campeã Nacional de estrada 500 mts sprint, 3.000 mts pontos e 3.000 metros americana;
- Adriana Sousa (iniciado), Campeã Nacional de estrada 3.000 mts americana;
- Ana Montenegro (iniciado), Campeã Nacional de estrada 3.000 mts americana;
- Adolfo Rodrigues (iniciado), Campeão Nacional de pista 3.000 mts americana;
- Tiago Resende (iniciado), Campeão Nacional de pista 3.000 mts americana.

Associação Desportiva Arsenal de Canelas, Clube Campeão Nacional no Campeonato Nacional de Estrada em Iniciados Femininos (Ana Montenegro, Andreia Marques, Adriana Sousa, Mariana Marques), no Campeonato Nacional de Pista em Iniciados Masculinos (Adolfo Rodrigues, João Afonso, Tiago Resende) e nos Encontros Nacionais de Pista/ Estrada, em Infantis Masculinos (Fábio Melo, João Afonso, Gabriel Luz).

Clube Cultural e Desportivo de Veiros (CCDV), Clube Campeão Nacional de Indoor em Cadetes Femininos (Bárbara Melo, Bruna Gonçalves, Carolina Granja e Inês Castro).

Modalidade de Canoagem:

Os atletas da Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes:
- Flávio Tavares (júnior), Campeão Nacional de Fundo em C1, Campeão Nacional de Maratonas em C2, Campeão Nacional de Velocidade em C1 200m, Campeão Nacional de Velocidade em C1 1.000m e Campeão Nacional de Velocidade em C2 1.000m;
- Maria Santos (sénior), Campeã Nacional de Velocidade C1 200 metros.

Modalidade de Orientação:

Os atletas do Clube de Orientação de Estarreja:
- Rafael Ramos, Campeão Nacional de Sprint no escalão H20;
- Armandino Cramez, Campeão Nacional de Sprint no escalão H70;
- Rafael Miguel, Campeão Nacional de Distância Longa no escalão H20;
- José Grada, Campeão Nacional de Distância Longa no escalão H70.

Modalidade de Atletismo:

A atleta do Centro Recreativo de Estarreja:
- Tatiana Sofia Pereira Henrique, Campeã Nacional de 1500 metros obstáculos, no escalão de iniciados, na época 2011/12.

Votos de Louvor aos Melhores Alunos do Ano Letivo 2012/2013

9º Ano:
- André Daniel Conde Rufo Couto - Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire;
- Filipa Soares Pinto - Escola Professor Dr. Egas Moniz;
- Diana Margarida Ferreira Pinho - Escola Secundária de Estarreja;
- Pedro Daniel da Silva Pinho - Agrupamento Escolas de Pardilhó.

12º Ano:
- João Pedro Ferreira dos Santos - Cursos Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias
- Sandra Cristina Oliveira Vieira - Cursos Profissionais