Diamantino Sabina congratula campeão mundial de patinagem

quarta, 26 de novembro 2014

A cerimónia decorreu na tarde no passado dia 21 de novembro, uma semana depois de Ricardo Esteves e os seus colegas de equipa conquistarem a medalha de bronze na final do Campeonato do Mundo de Patinagem de Velocidade, na cidade de Rosário, Argentina. Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, e Adolfo Vidal, Vice-Presidente, abriram as portas dos Paços do Concelho para receber o atleta canelense, um dos melhores do mundo e da Europa, agora homenageado pela elevação do nome do concelho de Estarreja e de Portugal.

Nas palavras de Diamantino Sabina, as últimas conquistas de Ricardo Esteves ao serviço da Seleção Nacional, na prova de 5.000 metros estafeta americana em seniores masculinos, são “claramente muito importantes. Cabe-nos a nós enaltecer estes feitos e dar nota que a nossa satisfação é grande, por termos embaixadores de qualidade em Estarreja”, sublinhou o Presidente do Município no final da receção ao patinador.

Aos 25 anos, Ricardo Esteves participa no primeiro campeonato mundial da sua carreira e faz história: pela primeira vez, uma equipa portuguesa de patinagem subiu ao pódio de uma competição mundial. Ao lado de Diogo Marreiros e Martyn Dias, Ricardo Esteves deixou a Argentina com um sentimento de dever cumprido. “Foi com grande orgulho que trouxe a medalha, e também a do Campeonato da Europa, mas esta teve um sabor especial visto que fomos os terceiros melhores do mundo, algo que nunca foi alcançado por nenhum patinador em equipa cá em Portugal.”

Foi “por um palmo que não ganhámos a medalha de ouro”. No Campeonato do Mundo de Patinagem de Velocidade – Rosário’14, essa levou a Holanda e a Argentina ficou com a prata.

Ricardo Esteves representa a Seleção Nacional há uma década. As medalhas europeia e mundial de bronze na estafeta americana são a cereja em cima do bolo num imenso palmarés constituído por 154 medalhas nacionais (53 ouro, 71 prata e 30 bronze), que Ricardo conquistou pela Associação Desportiva Arsenal de Canelas (ADAC). Com humildade, o patinador reconhece o seu esforço e dedicação, mas não faz contas a medalhas: “a medalha que mais gosto de ganhar é o sorriso das pessoas que me vêm abraçar e dar os parabéns”.

Fazer omeletes sem ovos

Ricardo Esteves pratica patinagem de velocidade há cerca de 20 anos na ADAC – Associação Desportiva Arsenal de Canelas. Uma modalidade à qual dedica cada vez mais tempo e os resultados são evidentes. Mas essa dedicação tem custos que, na maioria das vezes, são suportados pelo próprio atleta. A preparação para os campeonatos, pela Seleção Nacional, foi feita “ao longo do ano” no clube que representa, e delineada pelo próprio atleta com deslocações ao Algarve, por sua conta, para poder trabalhar na única pista preparada para a prática de patinagem de velocidade. Estar num Mundial “é sempre complicado porque nunca se deixa de pensar que os outros atletas têm grandes apoios e que nós fazemos pequenas omeletes com ovos inexistentes”, alertou Ricardo Esteves, acrescentando que, ainda assim, “dá um gosto especial saber que estamos ao nível deles, mesmo não tendo as mesmas condições”.

As dificuldades reveladas por Ricardo Esteves, que passam muitas vezes pela própria organização dos campeonatos, receção dos atletas, condições oferecidas para recuperação entre provas, e a persistência com que os praticantes da modalidade continuam a trabalhar, atingindo o mais alto nível de rendimento, faz com que o canelense mereça o “maior dos apoios, amizades e gratificações pelo facto de ser campeão mundial e europeu”, sublinhou Diamantino Sabina.

2015 marca uma viragem no percurso de Ricardo Esteves

A partir do próximo ano, Ricardo Esteves vai dedicar-se “exclusivamente” à patinagem de velocidade, “fazer provas lá fora e investir a sério”. Os sucessos que 2014 lhe reservou, motivaram o convite feito por uma equipa profissional algarvia, o que vai levar Ricardo Esteves a sair do Arsenal de Canelas, clube que frequenta desde os 5 anos de idade. “Ele nunca vai deixar de ser de Canelas, nunca vai deixar de ser de Estarreja. Da nossa parte desejo as maiores felicidades tanto em termos desportivos como em termos pessoais”, concluiu, com orgulho, o Presidente do Município.