450 marcharam pela liberdade

A Marcha 25 de Abril juntou 450 pessoas no último sábado, em Estarreja, numa das edições mais participadas de sempre. A ameaça de chuva não afastou os participantes e, mesmo com alterações ao programa inicial, realizou-se uma caminhada mais curta, com cerca de 8 kms, e um conjunto de atividades físicas no Multiusos. O dia foi dedicado ao exercício, mas também ao convívio e às memórias de Abril.

terça, 28 de abril 2015

A 12ª edição desta iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja, através da Escola Municipal de Desporto, reuniu participantes de várias gerações, as que sentiram na pele as políticas do Estado Novo e viveram a revolução que instaurou a democracia, e as que já nasceram em liberdade.

Aos 61 anos, com um passado recente bem presente na memória, Glória Almeida, de Canelas, voltou a participar na Marcha 25 de abril, realçando a importância de se assinalar a Revolução dos Cravos. “Esta marcha correu muito bem e deve continuar para lembrar o 25 de Abril”, salientou.

É esse um dos objetivos desta iniciativa. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, esteve presente no evento referindo a dupla função da Marcha 25 de Abril: marcar a efeméride para que os mais velhos transmitam aos mais novos as suas vivências e os valores da Revolução de 1974 e sensibilizar a população para a importância do exercício físico e os seus benefícios para a saúde.

António Carrelha, 45 anos, de Beduído, fez uma pausa no stress do dia-a-dia e aproveitou tempo de qualidade com a família. “Normalmente, andamos a correr de um lado para o outro, hoje é um dia para estar com a família. De uma maneira geral, os parabéns à organização”.

A Marcha 25 de Abril é um dos eventos obrigatórios do calendário municipal e de muitas famílias estarrejenses. Entusiasta do exercício físico, o ano passado Andreia Macedo, 29 anos, de Veiros, participava na Marcha 25 de Abril mostrando que caminhar também faz bem às mulheres grávidas. Este ano, a pequena Lara, com apenas 9 meses, foi a mais nova das participantes. “O ano passado vim grávida e este ano já vim acompanhada. Para o ano cá estarei outra vez. Quero que o desporto faça parte da vida da minha filha”, afirmou a jovem mãe no final do convívio.

Próximas iniciativas em agenda

Para o dia 10 de maio, domingo, está agendada mais uma jornada por uma boa causa: a Caminhada “O que nos Liga”, promovida pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Estarreja da Liga Portuguesa contra o Cancro.

A 16 de maio, um sábado, realiza-se no Parque Municipal do Antuã o primeiro de três campos de treino do BioRace Challenge. Antes do desafio final que vai acontecer a 19 de setembro, a Câmara Municipal promove os Bootcamps de preparação nos dias 16 de maio, 20 de junho (17h) e 19 de julho (9h30), que consistem numa atividade fitness ao ar livre inspirada no treino militar. Durante o treino são propostos desafios de força, agilidade, resistência, velocidade, flexibilidade através de exercícios combinados, num espaço ao ar livre aliando o exercício físico à natureza.

Maio traz ainda a 2ª edição do Ria com Pedal – Passeio de Bicicleta Murtosa/ Estarreja, numa iniciativa dos dois municípios que desta forma promovem a utilização dos meios suaves de mobilidade (inscrições on-line aqui).

A 3ª Caminhada/ Corrida Noturna BioRia também já tem data marcada: 4 de julho de 2015, sábado, às 21h00. Ao longo dos 8 km planos que compõem o Percurso de Salreu do BioRia, poderá apreciar a beleza natural do Baixo Vouga Lagunar, conhecido pela sua elevada biodiversidade, ao mesmo tempo que faz desporto. A partida e chegada decorrem junto ao CIA - Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, em Salreu.

Corrida às quartas

Além do mais, os estarrejenses têm treino marcado todas as quartas-feiras. A Câmara Municipal promove as caminhadas e corridas noturnas às quartas, com início às 20h, no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja. O participante só tem que aparecer e escolher a atividade mais adequada à sua condição física: caminhar ou correr. Os professores da Escola Municipal de Desporto de Estarreja darão orientação técnica e organizam o percurso.

:: Galeria de imagens aqui e na página do Município no Facebook