Música na Escola 2015: Crianças despertam para a música clássica

“As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi (1678-1741), foi a obra escolhida pela Orquestra Filarmonia das Beiras para mais uma edição do projeto “Música na Escola”.

terça, 05 de maio 2015

Na manhã de 30 de abril, 450 alunos e professores dos 3º e 4º anos do ensino básico das escolas do concelho rumaram ao Cine-Teatro de Estarreja (CTE) para ouvir música clássica, encontrar-se com os músicos da orquestra e perceber a história que está por detrás de cada frase musical composta por Vivaldi no século XVIII.

Na opinião de Rosa Silva, professora na EB1 Pinheiro, Veiros, esta “é uma iniciativa de louvar e dá aos alunos a oportunidade de vivenciar outro tipo de experiências às quais no dia-a-dia não têm acesso”. À saída da sessão, que percorreu um andamento dos quatro concertos de Vivaldi correspondentes a cada estação do ano, Lucas Silva, aluno do 3º ano da mesma escola, mostrou-se agradado com a experiência: “Foi um concerto bom para aprendermos algumas coisas.” Esta obra de Antonio Vivaldi não lhe era desconhecida e o “Verão” foi o concerto que mais apreciou. À semelhança dos restantes alunos, também Lucas Silva esteve muito atento às explicações de Jorge Castro Ribeiro, que ia narrando as notas que os violinos, violas, violoncelos e contrabaixo harmoniosamente soltavam. “A Orquestra Filarmonia das Beiras tem uma forma muito atrativa de mostrar este tipo de música e consegue cativar os meninos”, sublinhou a professora Rosa Silva.

O Município de Estarreja e o CTE acolheram a edição de 2015 do “Música na Escola”, da Orquestra Filarmonia das Beiras, este ano com o título “Vivaldi e a Música Meteorológica”. Uma iniciativa promovida pelo Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) do Município, com o objetivo de proporcionar ao público infantil o contacto com a música erudita e orquestral.

As famílias também foram convidadas

“As Quatro Estações”, do compositor italiano, é uma das peças mais conhecidas da música barroca. As cores, sentimentos, imagens e rotinas de cada estação do ano têm na música de Vivaldi contornos evidentes que as crianças já sabem detetar, graças às sessões pedagógicas de “audição ativa”, que decorreram na manhã do passado dia 30 de abril no CTE.

No último sábado à noite, foi a vez das famílias contemplarem um concerto de música clássica e espreitarem a “Primavera”, o “Verão”, o “Outono” e o “Inverno”, a partir do auditório estarrejense, no Concerto Família. Depois conhecerem os segredos de cada andamento da obra, as crianças tornaram-se os melhores guias dos seus pais e familiares neste prazer de ouvir música.