Comemoração do Dia da Floresta Autóctone

segunda, 23 de novembro 2015

A plantação de uma centena de salgueiros e amieiros e a realização de atividades de sensibilização ambiental, envolvendo 270 crianças, marcam as comemorações do Dia da Floresta Autóctone em Estarreja, esta segunda-feira, 23 de novembro, com início às 9h30.

A Câmara Municipal de Estarreja assinala, pelo 9º ano consecutivo, o Dia da Floresta Autóctone, salientando a importância da nossa floresta e sensibilizando para a sua preservação. Ao longo do dia, serão plantados 110 amieiros e salgueiros nos Percursos BioRia de Salreu e do Rio Antuã.

Plantação de espécies autóctones, jogos diversos, passeio no veículo elétrico do BioRia, atelier do mel, impressão de texturas de folhas de várias espécies autóctones são apenas algumas das atividades que a autarquia preparou para as quase três centenas de crianças que irão participar nas comemorações, tendo como cenário a zona do Baixo Vouga Lagunar.

No âmbito desta comemoração, foi ainda distribuído nas escolas do 1º ciclo o cartão de cidadão da espécie Amieiro (Alnus glutinosa) em formato de marcador de livro para que os professores possam explorar o tema com os alunos. A entrega deste marcador insere-se no projeto “O Ouriço”, que todos os anos escolhe uma espécie autóctone para a dar a conhecer aos mais novos.

Com a plantação de mais 110 árvores, o Município dá desta forma o seu contributo para a iniciativa “Vamos Plantar Portugal – Semana de Reflorestação Nacional ”, à qual aderiu, tratando-se de um movimento nacional de cidadania ativa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente.

Dia da Floresta Autóctone – Programa

9h30 CIA – Centro de Interpretação Ambiental de Salreu
[Participação de 200 crianças do ensino pré-escolar]
- Impressão de texturas de folhas de várias espécies autóctones
- Jogo “Caça às espécies invasoras”
- Atelier do Mel
- Biodiversidade em Movimento
- Passeio no veículo elétrico
- Jogos da Floresta Autóctone
- Plantação de espécies autóctones

13h50 Percurso do Rio Antuã (nas margens do rio a montante da Ponte Porto de Vacas)
[Participação de 67 crianças do 1º ciclo]
- Jogo sobre espécies invasoras
- Plantação de 90 árvores – espécies autóctones (amieiro – Alnus glutinosa e salgueiro – Salix atrocinerea).

:: O que é a Floresta Autóctone?

É uma área de árvores originárias do próprio território onde habitam. Estas espécies estão mais adaptadas às condições de clima e solo do nosso território e, como tal, são mais resistentes às doenças, pragas e condições adversas como chuvas intensas, secas e fogos, comparativamente com as espécies exóticas como as acácias ou o eucalipto, originário da Austrália.

Em Portugal temos espécies autóctones como por exemplo o Medronheiro, o Zambujeiro (ou oliveira brava), os Carvalhos, a Azinheira, o Pinheiro-manso, o Amieiro, o Freixo, o Castanheiro, o Azevinho ou os Salgueiros.

O Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido para divulgar a importância ambiental e económica da conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição.