Estarreja acendeu o Natal

O Natal chegou a Estarreja na passada sexta-feira, 27 de novembro. A Praça Francisco Barbosa viu-se repleta de crianças e famílias ansiosas por ver as iluminações natalícias, mas também para espreitar a Casa do Pai Natal. A iniciativa “Natal Encantado” garante animação e muito calor durante todo o mês de dezembro. Hoje o Pai Natal chega às 17h30 ao centro da cidade.

sexta, 04 de dezembro 2015

Por volta das 19h da passada sexta-feira, quem esteve no centro da cidade encantou-se com a Árvore de Natal gigante no coração da Praça Francisco Barbosa, com os baloiços de madeira e com as brilhantes iluminações que espalhavam o espírito natalício, aquecido pela música cantada por mais de 170 crianças, alunos das AEC das escolas do concelho.

A inauguração do “Natal Encantado” em Estarreja atraiu centenas de munícipes à Praça, onde também se encontra a famosa Casa do Pai Natal, decorada ao gosto do velhote de barbas brancas, com o trenó estacionado à porta e o Marco de Correio à espera de cartas com os desejos dos mais novos.

“O Natal de 2015 inicia-se de forma mais especial”, referiu Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, congratulando o trabalho dos comerciantes locais, das escolas e dos alunos que “trabalharam muito para hoje oferecer este espetáculo.” Os mistérios e a magia do Natal fazem as delícias dos mais pequenos e a sua participação na inauguração do “Natal Encantado” foi uma das razões para o sucesso desta iniciativa do Município. “A abertura das iluminações e do período de Natal foi muito animada, divertida e sonora. Com o envolvimento das crianças conseguimos trazer as pessoas ao centro da cidade, lembrando este momento”, confirmou João Alegria, Vereador da Cultura e Educação da autarquia.

“O centro de Estarreja merece”

O universo de fantasia apoderou-se da cidade. Crianças cantavam o Natal, outras brincavam pela Praça ou esperavam ansiosas pela sua vez de sentar ao colo do simpático senhor de fato vermelho. O sentimento de alegria proliferava e não faltaram elogios à iniciativa municipal.

“É extremamente interessante aproveitar as nossas crianças e mostrar à cidade as nossas luzes, que também são as nossas crianças”, disse a professora Margarida Bandeira enquanto assistia à atuação dos alunos das AEC, à porta do edifício dos Paços do Concelho. A quantidade de pessoas que circulavam na Praça Francisco Barbosa não passou despercebida. Uma jovem estarrejense de 35 anos quis frisar que “o centro de Estarreja merece este tipo de iniciativas para animar, para ter gente. Está cheio, está ótimo!”

Enquanto comerciante do centro de Estarreja, Miguel Mano, do restaurante Entre Tapas fez questão de partilhar com o filho este “Natal Encantado”. Para o empresário, todo o programa “é de salutar e mais iniciativas destas deviam acontecer na nossa bela cidade.” Vanda Portela não é de Estarreja e confessou estar muito surpreendida: “acho uma iniciativa muito positiva, um centro como este precisa disto. Está tudo muito bonito, desde a iluminação e a interação com as crianças.”

Casa do Pai Natal de porta aberta

O Pai Natal regressa hoje a Estarreja e convida todas as crianças a visitarem-no. Os Bombeiros Voluntários foram buscá-lo à Lapónia, na Finlândia, e chegam pelas 17h30. A partir desta sexta-feira, dia 4 de dezembro, e até ao Natal, a Casa do Pai Natal está aberta todas as sextas, das 17h30 às 19h30, sábados e domingos, das 10h30 às 12h30 e das 15h às 17h30.

O programa “Natal Encantado” irá proporcionar um conjunto de atividades de animação para toda a família na Praça Francisco Barbosa, procurando inspirar e apelar ao espírito solidário, de partilha e entreajuda, invocando o verdadeiro sentido de Natal.

Programa completo do “Natal Encantado” aqui

Galeria de Imagens