Sede do Club Pardilhoense tem nova cara

1ª edição do OPM 2014-2015 financia mais uma obra

quinta, 10 de dezembro 2015

A Câmara Municipal de Estarreja comparticipou mais uma obra referente à primeira edição do OPM – Orçamento Participativo Municipal. O Club Pardilhoense apresenta-se de cara lavada apesar dos seus 107 anos feitos no primeiro dia de dezembro e foi esta a data escolhida para a inauguração da obra de embelezamento exterior da sua sede, que obteve financiamento municipal por via de votação popular.

Inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, a beneficiação da fachada da sede do Club Pardilhoense foi a ideia vencedora na vertente Freguesia – Pardilhó do OPM de 2014-2015, conseguindo um financiamento de 10 mil euros por parte da Câmara Municipal. Na opinião do autarca, “o OPM representa a vontade do povo, a expressão da democracia e conseguimos dessa forma fazer com que as pessoas se unissem à volta de uma causa, e neste caso, de uma parte do restauro do Club Pardilhoense”.

Acabou por ser uma boa prenda nas comemorações do seu 107º aniversário. A obra de embelezamento exterior foi inaugurada no passado dia 1 de dezembro, data em que religiosamente se reúnem os sócios em Assembleia-geral, assinalando a fundação do histórico clube. Ganha especial relevância “estarmos aqui presentes e assinalarmos esta importante atribuição de uma verba tão necessária para o Club Pardilhoense”, acrescentou o autarca.

António Esteves, associado da coletividade, foi o proponente deste projeto ao OPM. “Esta é uma associação centenária e de real importância na vida e na história de Pardilhó. Achei que o estado em que se encontrava a sua fachada não era condizente com a história e com a representatividade do Club Pardilhoense”. O pardilhoense viu no OPM a oportunidade que a associação precisava para dar uma nova vida à sua sede e os pardilhoenses apoiaram essa sua visão ao votar no projeto. “Parece que a ideia germinou e seguiu o seu caminho. O Club Pardilhoense merece e a freguesia também”, remata.

O Presidente da coletividade, Manuel Júlio Ramos, um dos impulsionadores da renovação do edifício que se iniciou há 7 anos quando a coletividade comemorou o seu primeiro centenário, enalteceu a iniciativa do Município. “É sempre de louvar e temos que aproveitar estas situações”, especificando que o apoio conseguido garantiu 80% do custo da obra, o que representa “uma grande ajuda”. De um ponto de vista geral, para Manuel Júlio Ramos o OPM constitui “mais uma ajuda para todas as freguesias do concelho”.

De salientar o princípio intrínseco ao processo, incentivar a participação cívica. “Tendo as pessoas a iniciativa própria de apresentar projetos, esta é uma forma de se relacionarem mais com a Câmara”, considera o dirigente. Estreitam-se relações de parte a parte e a autarquia também “fica com a ideia do que as pessoas pensam sobre as necessidades das freguesias”.

Com o OPM, que já vai na sua segunda edição, os estarrejenses podem contribuir para o desenvolvimento local apresentando as suas ideias para o concelho e para a sua freguesia e, numa fase posterior, escolher através de uma votação os melhores projetos. A Câmara Municipal inscreve em Orçamento a verba necessária para a sua concretização, num investimento global de 100 mil €.

Projetos em torno do movimento associativo são apoiados pelos estarrejenses

Diamantino Sabina salienta o “fenómeno” de projetos vencedores que benfeitorizam as coletividades locais e elogia “a vontade de quem lidera este tipo de movimentos ou quem está à frente de um projeto, de agregar à volta de uma ideia pessoas suficientes para votarem”. Nas duas primeiras edições do OPM, vários cidadãos apresentaram ideias de valorização do movimento associativo, tendo sete delas conquistado os votos necessários para a sua concretização.

Recorde-se que na primeira edição do OPM (2014-2015), o apoio à Unidade de Cuidados Integrados e Continuados, do Centro Paroquial de Avanca, foi o projeto vencedor na categoria de âmbito municipal (50 mil €). O apoio ao Centro de Dia e Apoio Domiciliário da Filantrópica Veirense reuniu mais votos na categoria de âmbito freguesia – Beduído e Veiros (10 mil €), para além do já referido embelezamento da sede do Club Pardilhoense, que venceu na categoria de freguesia em Pardilhó (10 mil €).

Já na edição deste ano (2015-2016), a sede do Cine Clube de Avanca foi o projeto que conquistou mais votos dos estarrejenses saindo vencedor na categoria municipal e arrecadando 50 mil €. Nos projetos para as freguesias, em Canelas e Fermelã a maioria dos votos foi direcionada para a 1ª Fase dos Arranjos Exteriores da Sede da Associação da ACADOF, em Pardilhó venceu o Projeto Solar Térmico para a Saavedra Guedes e em Salreu ganhou a criação de Parque Infantil na Associação Humanitária.