“Ter uma oportunidade é tudo”

Bootcamp de Empreendedorismo quer capacitar os jovens

Quinta, 26 de Janeiro 2017


O Ciclo Criativo acolhe esta quinta-feira, o terceiro e último dia do Bootcamp de Empreendedorismo, no âmbito do programa “Empreendedorismo na Escola”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja, Câmara Municipal de Vagos e Câmara Municipal de Ovar. Participam na iniciativa 50 estudantes do ensino secundário dos três municípios.

O Bootcamp de Empreendedorismo é um programa de capacitação na área do Empreendedorismo para jovens do ensino secundário, em regime residencial intensivo. Os dois primeiros dias tiveram lugar no Hotel Tulip Inn, onde os participantes exploraram temas como: Empreendedorismo e Proposta de Valor, construção de um Modelo de Negócio, Mapa de Empatia do Cliente e Tela do Modelo de Negócio, Pitch, Plano de Negócios e Mapa Financeiro e Técnicas de Apresentação.

Esta quinta-feira, no Ciclo Criativo (Edifício do Antigo Colégio) durante todo o dia, serão trabalhadas dinâmicas de grupo e competências empreendedoras.

V Seminário de Empreendedorismo esta sexta, no CTE

Conjuntamente com os pares e mentores, os jovens estão a construir ideias de negócio estruturadas, desenvolvendo competências técnicas na área e potenciando as relações interpessoais. Essas ideias serão apresentadas amanhã, sexta-feira, durante o V Seminário de Empreendedorismo Jovem, a partir das 10h, no Cine-Teatro de Estarreja (ver programa aqui).

Na abertura do Bootcamp, Jorge Ventura, diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja elencou dois princípios – “está tudo por inventar e vocês são mesmo muito bons” -, para expor aos jovens um dos objetivos da iniciativa: “empreender novas funções para as nossas preocupações e ambições”.

Sublinhando que “tudo começa com uma oportunidade”, porque “ter uma oportunidade é tudo”, a diretora da Dow Portugal, Sandra Martins, explicou os motivos que levam a empresa a patrocinar esta iniciativa: “para dar essa oportunidade e porque a Dow acredita no conceito do bootcamp aliado à inovação, que faz parte da estratégia” da multinacional.

O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, acredita que “estamos a construir o futuro” com ações como o programa “Empreendedorismo na Escola”, que proporciona os “instrumentos no sentido de ajudar à capacitação de um conjunto de competências fundamentais para o vosso desenvolvimento e formação. Ganhamos todos!”, afirmou dirigindo-se aos jovens participantes.