Festival de Cinema AVANCA 2017 abre inscrições

Festival vai premiar pela primeira vez cineastas até 30 anos e com mais de 60 anos

Quarta, 08 de Fevereiro 2017


Comemorando os vinte anos do festival e a sua 21ª edição, os Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia AVANCA 2017 acabam de abrir inscrições, permitindo que filmes inéditos no nosso país possam ser candidatos à seleção final que em julho será exibida nos ecrãs deste festival de cinema.

Anualmente, mais de três milhares de filmes oriundos de mais de uma centena de países faz chegar a Avanca obras que refletem a produção mundial contemporânea do cinema e do audiovisual. São filmes oriundos dos cinco continentes, dos mais diversos formatos e reflexo de culturas muito diversas.

Exibindo e premiado obras de longa e curta metragem, de ficção, documentário, animação e vídeos de caráter experimental, distinguindo atores e autores, este ano o AVANCA 2017 reserva dois prémios que, de forma inédita, procuram premiar duas faixas alargadas da idade em que os autores têm normalmente mais dificuldade em produzir as suas obras.

Assim, pela primeira vez o Festival de Cinema AVANCA irá atribuir um prémio para um realizador com menos de 30 anos e que tenha obra selecionada no festival, premiando ao mesmo tempo um cineasta com mais de 60 anos que igualmente veja o seu filme na competição oficial do festival.

Reunindo anualmente filmes e imensos cineastas na casa dos 20 anos, o AVANCA tem igualmente sido a escolha de múltiplas visitas de realizadores que na casa dos 60-80 anos chegam de todo o mundo para apresentarem os seus filmes e falarem da sua experiência.

Estes novos prémios, que se creem serem os primeiros a surgirem conjuntamente num festival de cinema, procuram assim clarificar o carácter abrangente, multicultural e multigeracional que tem marcado este evento ao longo de duas décadas.

As inscrições estão abertas até 30 de abril no site do festival (www.avanca.com), abrangendo várias tipologias de filmes, procurando criatividade, intervenção e singularidade no olhar de cada obra.

Os filmes de Portugal e dos países de língua oficial portuguesa têm condições especiais de inscrição. Os filmes portugueses que já não sejam inéditos, poderão ser selecionados para o “Panorama do Cinema Português”.

Os filmes produzidos na e pela região de Avanca (entendida de uma forma aberta o distrito de Aveiro) poderão integrar a Competição Avanca, que anualmente mostra as obras que posteriormente tem sido premiadas em festivais de todo o mundo, marcando a importância da produção cinematográfica da região.

O 21º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2017 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja, com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Região de Turismo do Centro, Junta de Avanca, DeCA / Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, UTAD, ESAP, ESAD, Academia Portuguesa de Cinema, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.