Bicicletas de uso livre em cafés e alojamentos

sexta, 08 de setembro 2017

No alojamento local “O Pátio”, Teresa e Luísa recordaram o avô Artur Beirão que aos 80 anos continuava a deslocar-se na sua pasteleira de Canelas para Estarreja. Tendo como objetivo recuperar essa prática comum noutros tempos da utilização da bicicleta para os mais variados fins, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu criar um sistema de uso partilhado, entregando bicicletas a empresas de restauração e hotelaria. Foram assim criadas 6 estações para o uso gratuito da bicicleta.

A entrega pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, decorreu na última segunda-feira, dia 4 de setembro. A rede de estações de bicicletas é assegurada graças à parceria estabelecida com privados designadamente da área da hotelaria, restauração e bebidas. Nesta fase são disponibilizadas 40 bicicletas em 6 locais: O Pátio (Canelas), Casa do Sino (Salreu) Hotel Tulip Inn, Beduído, Café do Parque, (Beduído), Casa do Tear (Pardilhó) e Quinta da Aldeia (Avanca).

Inserido num conjunto de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável, onde se inclui a promoção de ciclovias e percursos cicláveis do BioRia, este sistema visa promover a utilização de bicicletas por todos os munícipes e visitantes, reforçando a aposta do Município em potenciar a mobilidade sustentável e a prática de comportamentos mais saudáveis. Diamantino Sabina destaca o objetivo de “potenciar o turismo e servir quem pernoita em Estarreja, para usufruir do que temos de bom”. Contudo, este projeto é destinado a todos os que “queiram conhecer melhor a região, deslocando-se de bicicleta”.

Sara Homem, do Café do Parque, aplaude “a boa ideia” e na sua opinião “vai funcionar melhor ao fim de semana com a presença de famílias” que a partir do Parque Municipal do Antuã poderão “usufruir do caminho até ao BioRia e fazer um passeio”, sugere.

Devido à sua morfologia plana, Estarreja é uma zona privilegiada para a deslocação em duas rodas. As irmãs Teresa e Luísa Beirão, proprietárias do Pátio, uma casa antiga recuperada para alojamento local e localizada no centro de Canelas, estavam satisfeitas com a iniciativa que vai permitir que os seus hóspedes, sobretudo estrangeiros, “possam utilizar e disfrutar dos passeios junto à Ria” e dos Percursos BioRia. E agora com um ponto de uso partilhado de bicicletas no seu alojamento local, quem sabe a velhinha pasteleira do avô, que foi recuperada, ainda poderá regressar aquela casa onde pertenceu.

O Regulamento Municipal de Utilização de Bicicletas Públicas de Uso Partilhado pode ser consultado na página da Câmara Municipal na internet, em Serviços Online – Regulamentos.